Nubank e PicPay esclarecem problemas após dinheiro sumir das contas de clientes

Usuários relataram dificuldades com boletos pagos pelo Caixa Tem
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 09/07/2020 às 12:40
Dinheiro do auxílio emergencial pode ser enviado pelo Picpay Foto: Divulgação


Durante esta semana, vários usuários de carteiras e bancos digitais, como o Nubank e o PicPay, relataram problemas ao transferir o valor do auxílio emergencial. Muitos clientes disseram que o dinheiro sumiu das contas, e não aparece nem no Caixa Tem nem na conta digital.

O Caixa Tem enfrenta instabilidades nas operações desde a semana passada. Muitos usuários questionam que não conseguem pagar boletos e realizar outros pagamentos. Alguns sequer conseguiram acessar o dinheiro, desde o dia de recebimento.

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As carteiras digitais se popularizaram entre os beneficiários do auxílio, uma vez que permitem que o usuário tenha acesso ao dinheiro antes do dia permitido para a realização de transferências e saques. Com os problemas relatados, o Nubank e PicPay se pronunciaram.

Em uma nota divulgada nas redes sociais, o Nubank informou que foi informado pela Caixa que alguns boletos tinham sido creditados com quantias a mais, e que a empresa precisava devolver os valores. Ainda segundo o Nubank, ao acatar a recomendação e passar a corrigir os valores, vários clientes apontaram inconsistências nas informações fornecidas pela Caixa.

"Como sempre, buscamos fazer o correto para os nossos clientes: devolvemos imediatamente todos os valores enquanto aguardamos o posicionamento da Caixa. Já estão todos disponíveis nas contas do Nubank", diz a nota. O Nubank se coloca à disposição para esclarecer dúvidas através dos canais de atendimento.

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PicPay

Em comunicado enviado ao Tecnoblog, o PicPay informou que o problema tem relação com a instabilidade dos sistemas da Caixa Econômica Federal. Segundo o PicPay, quando o erro ocorre, o valor debitado do Caixa Tem é estornado pela Caixa.

Se o erro ocorrer durante o pagamento, o beneficiário deve tentar fazer a operação novamente. Segundo o PicPay, desde o início do pagamento do auxílio emergencial, mais de 2,9 milhões de pessoas conseguiram concluir a transferência do Caixa Tem para a carteira digital com sucesso.

A Caixa informou, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (9), que quando há problemas na compensação do pagamento, o valor retorna para a conta do cliente.

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