Economia

Veja o que pode funcionar no Sertão de Pernambuco a partir de segunda

Municípios continuam na quarta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 11/07/2020 às 11:35
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Os 60 municípios do Sertão de Pernambuco continuam na quarta etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. Portanto, a região não poderá avançar nas medidas de reabertura anunciadas para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste Setentrional na próxima segunda-feira (13).

A exceção é para Petrolina, cuja prefeitura decidiu implantar uma quarentena mais rígida de 14 dias, proibindo o funcionamento do comércio, serviços e locais públicos autorizados a funcionar pelo governo estadual. As medidas são válidas a partir de segunda.

Veja o que pode funcionar no Agreste de Pernambuco a partir de segunda

Confira o que pode funcionar no Sertão:

Comércio varejista - O comércio de varejo de rua, tanto no centro como nos bairros, pode funcionar, no horário das 9h às 18h.

Comércio atacadista - Está autorizado a funcionar.

Shopping centers - Podem funcionar, com até 30% da capacidade do público, no horário das 11h às 19h ou das 12h às 20h.

Bares e restaurantes - Estão previstos para reabrir no dia 20 de julho na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Agreste Setentrional. Ainda não há previsão de reabertura no Sertão.

Salões de beleza e serviços de estética - Podem abrir, seguindo novos protocolos, como distanciamento de 1,5 metro entre as bancadas de atendimento; receber clientes apenas com hora marcada, com intervalos suficientes para desinfecção dos locais e materiais utilizados; evitar espera interna; além do uso de máscaras, higienização de materiais, entre outros.

Concessionárias e serviços de locação de automóveis e de vistoria de veículos - Podem funcionar com 50% dos funcionários de vendas.

Construção civil - Pode atuar com 100% da carga.

Igrejas e templos - Podem funcionar, seguindo protocolos de prevenção contra a covid-19.

Praças e parques - A regulamentação da reabertura das praças e parques fica a cargo dos municípios.

Academias de ginástica - Estão previstas para reabrir no dia 20 de julho, na Região Metropolitana (RMR), Zona da Mata e Agreste Setentrional. Não há data para o Sertão.

Futebol - Poderá funcionar em todo o Estado, a partir de 19 de julho, sem torcida.

Veja os municípios das regionais de saúde do Sertão:

GERES VI

Municípios (13): Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manarí, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga, Venturosa.

GERES VII

Municípios (7): Belém do São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante.

GERES VIII

Municípios (7): Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista.

GERES IX

Municípios (11): Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade.

GERES X

Municípios (12): Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

GERES XI

Municípios (10): Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo.