O boletim desta quinta-feira (23) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) traz a confirmação de 1.858 novos casos da covid-19. Destes, 1.679 são casos leves (90,4%), de pacientes que não precisaram ser internados e estavam na fase final da doença ou já curados. Outros 179 (9,6%) apresentam quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
De acordo com a SES-PE, o aumento no número de casos desta quinta deu-se em função do acúmulo de notificações nos últimos dias, por causa de uma instabilidade no sistema de notificação e-SUS Notifica, voltado para casos de menor gravidade.
- OMS diz que as pessoas começarão a receber vacina contra covid-19 apenas em 2021
- Covid-19: Polícia Federal investiga desvios na compra de 500 respiradores pela Prefeitura do Recife
- Vacina contra covid-19 poderá ser vendida a R$ 15 antes do fim de 2020
- Covid-19: "Podemos ter mais de 1 milhão de doses de vacina", diz pesquisador
No total, Pernambuco tem 83.240 casos confirmados, desde a chegada do novo coronavírus ao estado. Destes, 22.553 são graves e 60.687 leves. Da quarta para a quinta, foram confirmadas ainda 59 mortes, ocorridas desde 20 de abril.
Das mortes no boletim desta quinta, 34 (58%) ocorreram de 20 de abril a 19 de julho. Outras 25 (42%) ocorreram nos últimos 3 dias. Foram cinco mortes na última segunda (20), 13 na terça (21) e sete na quarta (22). O estado já registrou 6.211 óbitos pela covid-19.
Sintomas do coronavírus
A covid-19 é similar a uma gripe e é transmitido pela saliva, espirro, tosse ou aperto de mãos. Os sintomas do coronavírus são febre, tosse e falta de ar. Caso apresente os sintomas, a orientação é ligar 136 ou procurar uma unidade de saúde na sua cidade.
A melhor forma de prevenir o novo coronavírus e outras doenças respiratórias é tomando algumas atitudes como: lavar bem as mãos frequentemente com água e sabão; utilizar álcool em gel 70% para higienizar as mãos caso não possa lavá-las; cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável ao espirrar e tossir; usar o ombro ou braço para cobrir o espirro e a tosse; evitar tocar os olhos, nariz e boca quando as mãos não estiverem limpas; não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos e garrafas; higienizar aparelhos celulares, tablets e controles remotos; manter ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas.
Caso já esteja doente, evite locais fechados com muitas pessoas e o contato com idosos, gestantes e doentes crônicos.