Saúde

Meu digiSUS: aplicativo indica que vacinas ou remédios você usou no serviço público

Saiba como utilizar a ferramenta

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 19/08/2020 às 17:17
Divulgação/digiSUS
FOTO: Divulgação/digiSUS

O aplicativo Meu digiSUS é ligado à plataforma Gov.br, do Governo Federal, e disponibiliza informações pessoais e clínicas contidas no Cadastro Nacional de Usuário do Sistema Único de Saúde (CADSUS), Portal do Cidadão, Corporativo e Cadastro nacional de estabelecimentos de saúde (CNES).

Os usuários do serviço público de saúde podem fazer o download para ter acesso a várias informações. Para fazer o primeiro acesso, é preciso baixar o aplicativo e inserir as informações básicas. O sistema localizará o cartão do usuário.

Meu INSS: saiba como usar o aplicativo que calcula sua aposentadoria

Saiba como baixar e usar o novo Aplicativo FGTS no celular

Depois disso, o cidadão poderá visualizar o número do Cartão Nacional de Saúde e algumas funcionalidades. Na aba "Saúde", o usuário poderá visualizar as novidades do aplicativo e uma visão geral dele.

Funcionalidades

Na página "Minha Saúde", é possível verificar informações como lista de medicamentos recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular, lista de vacinas recebidas, entre outros. É possível ainda consultar a posição na lista de transplantes e até denunciar o lançamento indevido de medicamentos em nome do paciente.

Já na aba "Serviços de Saúde", o usuário pode consultar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

Na página "Atendimento SUS", o cidadão pode verificar a lista de procedimentos realizados nos estabelecimentos da atenção básica de saúde. É possível fazer a avaliação do serviço e informar ao Ministério da Saúde caso este não seja realizado.