A Feira de Gado de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, voltou a funcionar nesta terça-feira (1º) após passar cinco meses e uma semana parada devido à pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a demanda reprimida, o movimento estava baixo, na avaliação dos pecuaristas.
As atividades foram liberadas pela Adagro, que ainda está fazendo a regularização do rebanho. Vendedores e compradores de 14 municípios da região que frequentam a feira começaram a chegar desde 5h.
"Do jeito que estava, tudo fechado, as coisas tudo caras. Agora vai normalizando, se Deus quiser", opina o pecuarista João de Barros, que comprou 10 animais.
- Rússia: primeiro lote de vacinas da covid-19 deverá ser entregue em setembro
- "Resolvi soltar um peido e não senti o cheiro", diz cantor ao anunciar diagnóstico de covid-19
- Ex-prefeito de Machados Manoel Plácido morre vítima da covid-19
- Bar é notificado após descumprir medidas de prevenção contra a covid-19 em Petrolina
A expectativa é que a movimentação aumente nas próximas semanas. O pecuarista Givaldo Bezerra decidiu ir à feira para analisar o movimento antes de levar seus animais. "Nos próximos 15 dias, acredito que a feira vai ser normalizada. A Adagro vai resolver o problema", disse.
O pecuarista Josildo José achou os valores "salgados". Ele comprou 10 animais por R$ 2,6 mil: "Vai melhorar em breve, daqui a duas ou três feiras os preços vão melhorar. Não está muito bom de preço não".
Segurança
Um protocolo de segurança foi preparado com espaços para higienização das mãos, medição da temperatura, distribuição de máscaras, entre outros, para evitar a transmissão da covid-19.
O secretário de Serviços Públicos do município, Ytalo Farias, comentou que as pessoas estão seguindo as medidas. "Hoje houve a volta da Feira de Gado com a movimentação ainda um pouco tímida, devido à regulamentação da Adagro, emitindo a guia de trânsito animal para trazer os animais para a feira", afirmou.
*Com informações do repórter Luiz Carlos Fernandes, da TV Jornal Interior