Meio Ambiente

Incêndio que atingia vegetação em Petrolina é controlado

Chamas atingiram área próxima ao assentamento Maria Gorete, em Cristália

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/10/2020 às 12:01
Reprodução/WhatsApp
FOTO: Reprodução/WhatsApp

O incêndio que atingiu a vegetação próxima ao assentamento Maria Gorete, em Cristália, na zona rural de Petrolina, no Sertão pernambucano, foi contido pelo Corpo de Bombeiros na tarde dessa quinta-feira (15). Segundo informações do coronel Luciano, a situação do local foi controlada. Recentemente, vários incêndios foram registrados em diversas regiões do Sertão do estado.

Em Petrolina, uma equipe do Corpo de Bombeiros se deslocou até o local para tentar conter as chamas inicialmente na tarde dessa quarta-feira (14), de acordo com o comandante Luciano Fonsêca.

"Nós fomos acionados no início da tarde de ontem para atender a essa demanda nessa área. Mobilizamos uma equipe estabelecida para esse período mais seco. Ontem[na quarta], fomos acionados, nosso pessoal chegou ao local, fez uma análise, fez o combate direto em alguns focos de incêndio", explicou ele em entrevista à Rádio Jornal Petrolina.

A área do incêndio era extensa e de difícil acesso. A equipe havia conseguido conter as chamas ainda na quarta, mas o fogo voltou na manhã dessa quinta. Ainda não se sabe o que provocou os incêndios na região. Fonsêca recomendou que a os proprietários rurais tivessem cuidado no manejo das plantações e evitasse atear fogo para limpeza de terreno. "Estamos contado com ajuda da população para diminuir essas queimadas", pediu ele.

Sertânia e Serra Talhada

Um incêndio atingiu a zona rural dos municípios de Sertânia e Serra Talhada nessa quinta. O fogo chegou a atingir área do projeto Serra Grande, uma área da caatinga preservada. De acordo com a administração do parque, muitos animais morreram por causa do incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas atingiram mais de 1000 hectares.

Na manhã do domingo (11), o Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano foi tomado pelas chamas. Segundo o tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Cristiano Correia, de 1º de agosto até 10 de outubro, foram atendidos mais de 250 chamados para contenção de incêndios em vegetação nativa na região do Sertão do Pajeú.