Educação

Professores da rede estadual de PE decidem nesta segunda se aulas presenciais voltarão

Atividades presenciais estão suspensas por causa da pandemia da covid-19

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 19/10/2020 às 8:44
WELINGTON LIMA/TV Jornal
FOTO: WELINGTON LIMA/TV Jornal

Os professores da rede estadual de ensino de Pernambuco vão decidir nesta segunda-feira (19) se as aulas presenciais vão voltar a partir desta quarta-feira (21). Será realizada uma assembleia virtual na tarde desta segunda. As atividades presenciais estão suspensas por causa da pandemia do coronavírus (covid-19).

Uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) terá mais uma rodada de negociação com os secretários estaduais de Educação, Fred Amancio, e de Administração, Marília Lins.

"A assembleia é muito imprevisível. O que será analisado pela categoria, à tarde, vai depender do quanto de respostas concretas tivermos na reunião da manhã com o governo. Mas posso adiantar que não há certeza sobre a nossa volta no dia 21", disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo.

Uma questão pode influenciar na decisão de não voltar às aulas presenciais é que as visitas a todas as escolas de ensino médio da rede estadual ainda não foram concluídas. "Das 758 escolas, conseguimos ir em 312, ou seja, nem a metade. Apesar de a maioria ter apresentado uma boa estrutura para atender o protocolo, faltam muitas a serem inspecionadas. É um aspecto que precisa ser considerado pela categoria. Nossa opinião é que as visitas devem continuar", explica Fernando.

"Também não conseguimos fechar com o governo um documento detalhando os grupos de risco e as regras para quem não comparecer presencialmente ao trabalho por estar nesse grupo. Outro ponto é a normatização do trabalho remoto", disse.

Datas de retorno

Se os professores decidirem voltar às aulas, os alunos do 3º ano do ensino médico retornarão na quarta-feira. No dia 27, deverão ser os alunos dos 2º anos e, no dia 3 de novembro, os alunos do 1º ano.