Matéria do Jornal do Commercio, deste domingo (25), destaca que após 16 anos de duplicada, a BR-232 será totalmente revitalizada no trecho entre Recife e Caruaru, no Agreste pernambucano. De acordo com a reportagem assinada pela jornalista Roberta Soares, a rodovia terá um investimento de R$ 100 milhões proveniente de um acerto entre o Governo do Estado, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) e o Ministério da Infraestrutura de Transporte.
A estimativa é de que a obra - trecho Recife-Caruaru da BR-232 será totalmente reconstruído - inicie no primeiro semestre de 2021 com um tempo médio de duração para conclusão de dois a três anos. De acordo com análise da Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), que já está iniciando o processo de licitação para contratação do projeto executivo, estimado entre R $ 3 e R $ 4 milhões, toda a restauração terá que ser realizada com a rodovia em movimento - são mais de 30 mil veículos circulando diariamente no corredor. Há anos, a rodovia pena com problemas estruturais em relação à sua pavimentação.
“Dialogamos muito, nós e o governo federal, através do Dnit, sobre a urgência da restauração da BR-232. Ações paliativas para recuperar o pavimento não resolvem mais. É preciso refazê-la. Já houve esse consenso. Está decidido que será refeito. Por isso já estamos lançando a licitação para o projeto executivo. Será ele quem dirá o que precisa ser refeito. Se tudo ou quase tudo, por exemplo. A questão jurídica é outra coisa. Não podemos mais esperar por um desfecho. Caso ele aconteça e, por exemplo, as construtoras sejam condenadas, o prejuízo será reposto ao Estado ”, explicou ao Jornal do Commercio, a secretária da Infraestrutura de Pernambuco, Fernandha Batista.
Principal eixo rodoviário do Estado, a BR-232 liga a Região Metropolitana do Recife ao Agreste e é considerada uma coluna vertebral da economia de Pernambuco por ter sido responsável por acelerar o processo de interiorização do desenvolvimento. Sempre foi considerada uma marca da gestão Jarbas Vasconcelos e, por isso, deixou de ter a atenção necessária nos primeiros anos do PSB à frente do Executivo estadual. Em 2002, o governo de Pernambuco ficou responsável pela duplicação - entregue em 2004 - e pela gestão até 2027.
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