A alta no que se refere ao número de casos confirmados de covid-19, na última semanas, em Pernambuco, propiciou a aplicação de ações mais restritivas por parte do Governo do Estado no combate a este tipo de vírus. A partir desta terça-feira (08), estão proibidas as realizações de shows e festas, incluindo as relacionadas ao Natal e ao Réveillon, em locais como hotéis, clubes,condomínios e espaços públicos.
- Média móvel chega a 586 mortes por covid-19 no Brasil
- Vacinação contra covid-19 em São Paulo inicia no dia 25 de janeiro
- Covid-19: Rio vai fechar escolas municipais a partir de segunda-feira
- Pernambuco registra aumento de 88% na média móvel de casos da covid-19
- Covid-19: ator Eduardo Galvão é intubado na UTI
Tal decisão foi protocolada por meio de decreto estadual. "Essa é a terceira semana seguida de alta nos indicadores. Saímos de tendência de oscilação para uma tendência de alta. Intensificamos fiscalização no último fim de semana e observamos muito descumprimento das regras", comentou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.
Em contrapartida, eventos como casamentos, formaturas e similares continuarão liberados para serem promovidos, desde que os protocolos vigentes em Pernambuco permaneçam sendo cumpridos.
Fiscalização
Festas, shows e eventos de Natal e de Réveillon estão proibidos em Pernambuco e de acordo com o pronunciamento do Governo do Estado, a fiscalização no que se refere ao cumprimento ou não das medidas do Plano de Convivência com a Pandemia será intensificada, a partir desta semana.
"Ela será ainda mais intensa, a partir desta segunda, para coibir as situações de descumprimento dos protocolos e para conscientizar a população. Caso verifiquemos a continuidade desse descumprimento, ações mais severas poderão ser adotadas", complementou André Longo.