Talentos

Projetos da UFPE Caruaru levam 1º e 3º lugar do Prêmio Rubra de Rádio Universitário

Os trabalhos foram produzidos por alunos e professores do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Equipe NE 10 Interior
Equipe NE 10 Interior
Publicado em 08/12/2020 às 17:56
Divulgação
FOTO: Divulgação

Os projetos “Auto da Compadecida em tempos de pandemia” e “Santos Conectados no Combate à Covid-19? ganharam, nessa segunda-feira (07), respectivamente, o primeiro e terceiro lugar, na categoria Radiodrama do 1º Prêmio Rubra de Rádio Universitário. Os trabalhos foram produzidos por alunos e professores do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que fica em Caruaru, no Agreste pernambucano.

A radionovela vencedora realizou uma releitura da obra “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, mesclando a trama original com o contexto da atual pandemia para tratar de assuntos como fake news e políticas públicas de saúde. Enquanto o Santos Conectados no Combate à Covid-19, utilizou o radiodrama e a figura dos santos juninos para conscientizar sobre o novo coronavírus.

O Prêmio Rubra é uma iniciativa da Rede Brasileira de Rádios Universitárias e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor).

Projetos

O “Auto da Compadecida em tempos de pandemia” faz parte do projeto de extensão "Radionovela: Literatura nas Ondas do Rádio", que conta com a coordenação das professoras Giovana Mesquita e Sheila Borges, além das participações dos alunos Gabriel Pedroza, Sarah Rêgo, Vitória Melo, Cecília Távora, Vitória Lima, Emilly Monteiro e Lucas Santos.

Já o “Santos Conectados no Combate à Covid-19? é parte do projeto de extensão “Solte Sua Voz: Os invisíveis midiáticos”, que têm coordenação de Giovana Mesquita e Carolina Paz. Os estudantes Lais Tavares, Sarah Rêgo, Gabriela Reis, Carolina Celeste, Vitória Lima, Emilly Monteiro, Pedro Gomes e João Pedro Pereira, integram o projeto.