No próximo dia 4 de janeiro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizará eleição para escolher o chefe da instituição para o período entre 2021 e 2023. Promotores e procuradores de Justiça poderão votar em até três nomes. O processo eleitoral e a apuração do resultado serão transmitidos ao vivo no canal MPPE do YouTube. As informações são do Jornal do Commercio.
- Eleições 2020: MPPE recomenda que candidatos não façam festas de comemoração nas ruas
- MPPE diz que mais de 14 mil servidores receberam auxílio emergencial indevidamente em PE
- MPPE denuncia pais acusados de matar bebê de 10 meses em Toritama
- MPPE recomenda que Timbaúba siga protocolo do Ministério da Saúde sobre cloroquina
Quatro candidatos se inscreveram para disputar os votos dos membros de carreira do MPPE e os três mais votados vão compor uma lista tríplice, que será encaminhada ao governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), a quem cabe escolher um deles para chefiar o Ministério Público no próximo biênio.
Segundo a Lei Orgânica do MPPE, podem concorrer ao cargo de procurador-geral de Justiça os membros do MPPE com mais de 35 anos de idade e dez anos de carreira. A novidade da votação deste ano é a adoção do sistema Votus, que permitirá a votação à distância por meio eletrônico.
Confira o perfil de cada um dos candidatos
Promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra
Tem 25 anos de carreira de promotor de Justiça e 50 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1994. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela ASCES, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Atuou como advogado de 1994 a 1995.
Promotor de Justiça Marcos Antônio Matos de Carvalho
Tem 21 anos de carreira como promotor de Justiça e 52 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco no ano de 1992. É especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Maurício de Nassau/Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE). Atuou como advogado nos anos de 1992 a 1996. Trabalhou como auditor tributário da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco de 1996 a 1998 e como delegado de Polícia Civil de Pernambuco de 1998 a 1999.
Promotor de Justiça Maviael de Souza Silva
Tem 25 anos de carreira como promotor de Justiça e 49 anos de idade. Natural de Brejo de Madre de Deus, graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Caruaru no ano de 1993. É especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE). Atuou como advogado concursado da Prefeitura de Itapissuma de 1994 a 1995.
Promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira
Tem 15 anos de carreira como promotor de Justiça e 45 anos de idade. Natural do Recife, graduou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco no ano de 2001 (turma 2000.2). É especialista em Segurança Pública e Cidadania, pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), em convênio com o Ministério da Justiça/SENASP, como também é especialista (MBA) em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE).
Leia a matéria completa no Jornal do Commercio