redes sociais

Nova política do WhatsApp: saiba o que muda a partir da atualização

Os usuários devem aceitar os termos para continuar utilizando o app, mas existem outras opções de plataformas para envio de mensagens

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 13/01/2021 às 11:46
Foto: Alfredo Rivera/Pixabay
FOTO: Foto: Alfredo Rivera/Pixabay

Nos últimos dias, os usuários do WhatsApp têm recebido um comunicado a respeito das mudanças na política de privacidade da plataforma. A atualização, que começou a valer no dia 8 de fevereiro, solicita o consentimento dos usuários para compartilhar os dados com o Facebook.

 > WhatsApp vai excluir contas de quem não aceitar partilhar dados com Facebook

De acordo com a nova política do Whatsapp, para continuar usando o aplicativo é necessário aceitar os novos termos.

O que muda?

Em sua plataforma, o WhatsApp disponibilizou os detalhes dos dados que serão compartilhados com outras empresas do grupo. Alguns deles são:

- número de telefone e outros dados que constem no registro (como o nome);
- informações sobre o telefone, incluindo a marca, modelo e a empresa de telefonia móvel;
- o número de IP, que indica a localização da conexão à internet;
- qualquer pagamento ou transação financeira realizada através do WhatsApp;
- números de contatos;
- atualizações de status
- dados sobre a atividade do usuário, como tempo passado online no app
- foto de perfil

Opções de aplicativos similares

Após as atualizações, muitos usuários abandonaram o WhatsApp e preferiram migrar para redes sociais similares. Confira algumas:

Signal - é um serviço de mensagens criptografadas de plataforma cruzada que utiliza a Internet para enviar mensagens individuais e em grupo. As mensagens podem incluir arquivos, notas de voz, imagens e vídeos.

Telegram – Já conhecido por alguns usuários do próprio WhatsApp, o Telegram é um serviço de mensagens instantâneas que se utiliza da ferramenta de nuvem. Também existe uma versão da plataforma para a web. Os usuários podem fazer chamadas com vídeo, enviar mensagens e trocar fotos, vídeo e arquivos.

Viber - É um aplicativo de multiplataforma de envio de mensagens instantâneas de voz sobre IP desenvolvido pela Viber Media, Inc. Os usuários também podem enviar imagens e vídeos.

Kik - É um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas para celular. Ele está disponível para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android.

Threema – O aplicativo trabalha com o envio de mensagens instantâneas criptografadas de ponta a ponta. É gratuito e disponível para usuários de iOS e Android. A privacidade é adotada pelo software desde o design, porque não solicita nenhum número de telefone ou qualquer outro dado de identificação pessoal.

Wickr.Me - O aplicativo disponível para Android e iPhone faz envio de mensagens, incluindo fotos e anexos. Depois de um tempo, as mensagens enviadas são apagadas automaticamente.