Detran

Veja como baixar e imprimir o CRLV Digital 2021 do Detran-PE

O proprietário do veículo tem duas opções: baixar o aplicativo ou acessar o site

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 05/02/2021 às 14:18 | Atualizado em 10/03/2022 às 13:45
ILUSTRATIVA/Detran-PE
FOTO: ILUSTRATIVA/Detran-PE

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) modificou a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e do Certificado de Registro Veicular (CRV). Os documentos não são mais impressos em papel-moeda e podem ser acessados pelo aplicativo ou site.

No entanto, não é obrigatório imprimir ou portar o documento. Segundo o diretor-geral do Detran Pernambuco, Sebastião Marinho, o agente de trânsito pode verificar no sistema se a situação do carro está regular e liberar o condutor.

Para obter o CRLV Eletrônico sem precisar ir ao Detran, o proprietário do veículo tem duas opções: baixar o aplicativo ou acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mas, para isso é preciso precisa quitar todos os débitos do veículo e aguardar a compensação bancária dos pagamentos.

Como baixar o CRLV-e no celular

- Baixe o app Carteira Digital de Trânsito (CDT) na loja de aplicativos do seu celular. Caso seja necessário, cadastre-se no portal gov.br, no próprio app;
- Acesse a opção "veículos". Será necessário informar um número de segurança fornecido pelo Detran-PE quando for realizado algum serviço que altere o registro do veículo como, por exemplo, o de modificações de características do veículo e os de mudança de estado ou de município;
- Para quem já possui o CRV (Recibo/DUT) impresso, este número de segurança poderá ser consultado nele. Você pode também acessar o número do recibo por meio da plataforma Detran-Pessoal;
- É possível compartilhar o CRLV eletrônico com até cinco pessoas (para isso, precisará do CPF delas), ou exportar o documento e imprimir.

Acessar o CRLV-e pelo site

- Entrar o portal de serviços do Denatran, clicando neste link
- Informar login e senha para o acesso
- Clicar em “Meus Veículos”
- Selecionar o Veículo
- Clicar em CRLVDigital.pdf e imprimir
Os proprietários de veículos que não conseguirem emitir o CRLV Eletrônico (CRLV-e) ou não tenham computador, smartphone ou impressora, deverão agendar atendimento de “Análise para Emissão de CRLV” no site do Detran.  

CRLV Eletrônico para empresas (Pessoa Jurídica)

- Obtenha um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (CNPJ Eletrônico/ e-CNPJ), do tipo A3 ou A1, compatível com ICP-Brasil. Esse certificado digital pode ser obtido em empresas especializadas, por meio da Internet.
- De posse do e-CNPJ, você pode acessar o Portal de Serviços do Denatran e se inscrever, informando o seu CPF e em seguida informando o e-CNPJ (certificado digital de Pessoa Jurídica).
Suporte técnico relativo ao aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
- Cadastro de Grandes Clientes para emissão de CRLV. Informações aqui.

Como baixar o CRLV Digital em outro celular?

- Acesse o Portal de Serviços do Denatran.
- Clique na opção “Instalações”.
- Identifique o celular perdido ou roubado e clique em "Desconectar".
- O aplicativo será desinstalado e será possível baixar o app Carteira Digital de Trânsito em um novo celular.

Prazo de validade do CRLV 2020

Terminações 1 e 2: Até maio
Terminações 3, 4 e 5: Até junho
Terminações 6, 7 e 8: Até julho
Terminações 9 e 0: Até agosto