Saúde

Variante da covid é detectada em pacientes do Amazonas em Pernambuco

Pacientes vieram receber tratamento no estado

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 12/02/2021 às 7:59
Hélia Scheppa/SEI
FOTO: Hélia Scheppa/SEI

Dois pacientes que vieram do Amazonas para receber tratamento contra a covid-19 em Pernambuco tiveram confirmação laboratorial de que estavam com a variante do coronavírus. A unidade da Fiocruz em Pernambuco, o Instituto Aggeu Magalhães, fez o sequenciamento genético e o resultado foi divulgado na tarde dessa quinta-feira (11). 

Os pacientes eram do sexo masculino e estavam na faixa etária dos 50 anos. Um deles faleceu no Hospital das Clínicas (HC) em janeiro. O outro foi internado no HC, mas foi transferido para o Hospital de Referência à Covid-19, onde faleceu neste mês de fevereiro.

A Fiocruz PE analisou até o momento 44 amostras biológicas com confirmação do coronavírus. Desses, quatro eram de pacientes do Amazonas (dois com a nova variante e outros dois não).

Nessa quinta-feira (11), o secretário de Saúde do estado, André Longo, disse que a variante amazônica do covid-19 já poderia estar circulando em Pernambuco.

Pacientes transferidos

Recentemente, Pernambuco recebeu pacientes transferidos do Amazonas devido à falta de leitos e de oxigênio nas unidades de saúde do estado. André Longo afirmou que estava preocupado com os pacientes que vieram direto para a rede privada de saúde.

"Houve uma debandada de pessoas daquela região [amazônica] e alguns estavam aqui na rede privada de saúde. Recebemos a informação de que alguns desceram do avião e foram para hospitais privados e, no atendimento, foram para a UTI. Infelizmente, pelo caos em Manaus, tivemos essa circulação de forma indiscriminada. Então essas pessoas preocupam mais do que os que foram transferidos para a rede estadual", explicou.

*Com informações da Rádio Jornal e JC