Covid-19

Araraquara (SP) adota lockdown e restringe circulação de pessoas

Filas foram registradas na sexta (18) e sábado (19) nos supermercados e postos de combustíveis.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 21/02/2021 às 12:28
Reprodução
FOTO: Reprodução

A prefeitura de Araraquara, em São Paulo inicia, a partir das 12h deste domingo (21), um "lockdown total" de 60 horas com restrições mais severas para tentar conter a disseminação da Covid-19. As UTIs superlotação há seis dias. O município já registrou 12 casos confirmados da variante brasileira do coronavírus, que pode ter relação com a alta de casos, internações e mortes. 

Na noite da sexta-feira (18), quando o decreto com as restrições foi publicado, e do sábado (19), houve filas de pessoas para entrar em supermercados e congestionamento para abastecer carros. A partir das 12h deste domingo, os supermercados só poderão atender por delivery.

Postos de combustíveis só poderão abastecer veículos oficiais, o transporte coletivo fica suspenso e é proibida a circulação de carros, exceto para trabalhar ou para atendimento médico e compra de medicamentos. Fica proibido todas as atividades comerciais, de prestação de serviços inclusive de bancos e indústrias.

Os moradores que estiverem na rua terão que justificar e deverão apresentar documentos pessoais de identificação e de comprovação de endereço residencial. Quem descumprir as medidas poderá levar multa de R$ 120 (pessoa física) e R$ 6 mil (empresas).

Casos de Covid-19 e isolamento

A cidade soma 170 mortes pela doença e, no sábado, bateu recorde de novos casos: 248, somando 13.237. Os leitos de UTI e enfermaria estão com 100% de ocupação desde a segunda-feira (15). A prefeitura já havia adotado lockdown por 15 dias desde segunda.

Com nível de adesão ao isolamento social, segundo índice de medição do governo de São Paulo, em 42%, leitos lotados, aumento das contaminações e mortes, o prefeito Edinho Silva (PT) estabeleceu o ‘lockdown total’.

O objetivo principal é conter a curva de contaminação. Após o período de 60 horas, a cidade retoma as regras anteriores.