Agência europeia desaconselha uso de ivermectina contra Covid-19

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) diz que os dados disponíveis não apoiam o uso da medicação em pacientes com coronavírus
NE10 Interior
Publicado em 22/03/2021 às 15:19
Jovem pode precisar de transplante após tratar Covid-19 com ivermectina Foto: Dirceu Portugal/Estadão Conteúdo


Nesta segunda-feira (22), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) desaconselhou o uso do medicamento antiparasitário ivermectina para o tratamento ou prevenção do coronavírus fora dos ensaios clínicos. De acordo com um comunicado divulgado pela EMA, "os dados disponíveis não apoiam seu uso para a Covid-19 fora dos ensaios clínicos".

A agência alega que são necessários mais estudos e pesquisas para que as autoridades de saúde possam "tirar conclusões sobre a eficácia e segurança do produto na prevenção e tratamento da Covid-19". O medicamento é bastante comentado por internautas, que apresentam a ivermectina como um remédio eficaz contra o coronavírus.

O uso da ivermectina não é autorizado na União Europeia e as autoridades não receberam pedidos para iniciar o tratamento em pacientes com esta medicação. "Estudos em laboratório mostraram que a ivermectina pode bloquear a replicação do SARS-CoV-2 (vírus causador da covid-19), mas em concentrações muito superiores às obtidas com as doses atualmente autorizadas", explica a EMA no comunicado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory