pandemia

Com novas medidas restritivas em Pernambuco, confira municípios, período e o que pode funcionar

Ao todo, 53 municípios adotarão medidas restritivas mais severas até o dia 31.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 17/05/2021 às 9:03
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

No último sábado (15), o Governo de Pernambuco anunciou novas medidas restritivas para as 4ª e a 5ª Regionais de Saúde, com sedes em Caruaru e Garanhuns. A determinação começa a valer nessa terça-feira (18), voltada a cidades do Agreste do Estado, é válida até o dia 31 de maio.

As novas medidas tem como finalidade conter o avanço do contágio pela Covid-19 em 53 cidades de Pernambuco, que estão na 2ª Macrorregião de Saúde, tendo em vista que o Agreste do estado apresentou aumento em solicitações por leitos de UTI nas duas últimas semanas.

O que pode funcionar?

O Governo de Pernambuco divulgou que, com as novas medidas, durante a semana, as atividades econômicas deverão ser encerradas às 18h. Nos finais de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderão abrir as portas. 

A determinação proíbe o funcionamento do Polo de Confecções do Agreste, que tem as suas principais feiras em Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. 

Novas medidas: Veja como fica o funcionamento do comércio e Polo de Confecções do Agreste

Outras atividades

Academias: 
Durante a semana as academias poderão funcionar com capacidade máxima de 30%, das 5h às 18h; Durante o final de semana devem ficar fechadas.

Bares, restaurantes e lanchonetes: 
Durante a semana bares restaurantes e lanchonetes poderão funcionar com capacidade máxima de 50% das até às 18h; Durante os finais de semana devem ficar fechadas. Delivery, drive-thru e ponto de coleta podem continuar funcionando após os horários de funcionamento presencial. 

Escolas e universidades públicas e privadas:
Escolas e universidades devem funcionar com 50% do limite da capacidade total. Durante a semana até às 18h e nos finais de semana deverão ficar fechados. 

Escritórios comerciais e prestação de serviços:
Durante a semana os escritórios podem funcionar até as 18h. E, durante o final de semana, devem ficar fechados. Além disso esses espaços devem manter o distanciamento de 1,5 m entre as estações de trabalho. 

Igrejas e atividades religiosas:
As igrejas e templos religiosos devem funcionar com 30% da capacidade total com limite de 100 pessoas. Durante a semana poderá funcionar até as 18h, e nos finais de semana deverão ficar fechados.

Shopping centers e galerias comerciais:
Durante a semana podem funcionar das até às 18h, durante os finais de semana deverão ficar fechados. Esses estabelecimentos devem continuar seguindo as medidas de distanciamento social de um cliente a cada 10 m² para circulação; e um cliente a cada 5 m². 

Municípios incluídos nas medidas restritivas em Pernambuco

Na IV Geres, que tem sede em Caruaru, estão incluídas 32 cidades: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Na V Geres, que tem sede em Garanhuns, são 21 municípios que terão as restrições: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.