Pandemia

Estabelecimentos comerciais do Agreste são autuados pelo Procon por descumprir decreto estadual

Operação foi realizada em Caruaru, São Bento do Una e Santa Cruz do Capibaribe.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 23/05/2021 às 9:53
Reprodução/Procon Pernambuco
FOTO: Reprodução/Procon Pernambuco

Uma operação de fiscalização realizada pelo Procon Pernambuco, no Agreste do estado, na noite da última sexta-feira (21), autuou cinco estabelecimentos comerciais por descumprimento do decreto do Governo de Pernambuco. 

Estabelecimentos comerciais do Agreste são autuados pelo Procon por descumprir decreto estadual  

A operação contou com o apoio das gestões municipais, Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, e foi realizada nos municípios de Caruaru, São Bento do Una e Santa Cruz do Capibaribe. Ao todo, dois bares, um restaurante e duas barbearias foram autuados por causarem aglomeração ou por estarem funcionando após o horário determinado.

Veja vídeo: 

Em São Bento do Una, a fiscalização registrou dois bares funcionando fora do horário permitido. O primeiro bar estava funcionando às 19h20, com vinte pessoas consumindo bebidas alcóolicas. O segundo bar estava funcionando depois das 20h com sete pessoas. O estabelecimentos foram autuados e notificados.

Em Caruaru, um restaurante também estava com clientes no estabelecimento fora do horário permitido. O local foi autuado pelo Procon-PE e notificada pelo Procon Municipal. No momento da fiscalização, o estabelecimento foi ordenado a fechar na presença da equipe.

No município de Santa Cruz do Capibaribe, duas barbarias estavam funcionando após horário. Todos foram orientados e autuados pelo órgão. Em nota, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, reforçou a importância da colaboração para o enfrentamento contra a Covid-19. “Pedimos a colaboração dos comerciantes e da população neste momento. Respeitem os horários estabelecidos para que não seja preciso aplicar sanções”. 

Novas medidas restritivas para o Agreste

Governo de Pernambuco anunciou novas medidas restritivas para a 2ª Macrorregião de Saúde, que abrange a IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, respectivamente. As medidas passaram a valer desde o dia 18 de maio e vão até o dia 31. Ao todo, 53 municípios do Agreste devem cumprir as medidas. 

> Governo de Pernambuco anuncia novas medidas restritivas para cidades do Agreste; Veja lista de municípios afetados

> Novas medidas: Veja como fica o funcionamento do comércio e Polo de Confecções do Agreste

Com as novas medidas, as atividades econômicas devem ser encerradas às 18h durante a semana. Nos finais de semana, apenas supermercados, feiras livres de produtos alimentícios, farmácias, padarias e postos de gasolina poderão abrir as portas.

O Polo de Confecções deverá ficar fechado aos sábados, domingos e segundas. No entanto, as prefeituras de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, determinaram que as feiras de confecção podem funcionar de terça a sexta-feira enquanto o decreto durar.