Pandemia

Prefeita de Caruaru pede priorização no envio de vacinas contra covid-19 para o Agreste

Raquel Lyra fez coletiva para falar sobre ações que serão adotadas no município

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 26/05/2021 às 12:58
Janaína Pepeu
FOTO: Janaína Pepeu

Durante coletiva transmitida online no final da manhã desta quarta-feira (26), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, falou sobre ações que serão adotadas no município contra o coronavírus durante o período do decreto das medidas restritivas no Agreste do estado. A prefeita confirmou que pediu priorização de envio de vacinas contra covid-19 para a região, já que o Agreste enfrenta um cenário crítico em relação à doença.

"Todos os levantamentos do estado de Pernambuco do ponto de vista epidemiológico, no que diz respeito à saturação de UTIs, à solicitação de novos leitos e novos casos fundamentam a solicitação mediante ofício ao governo do estado e ao governo federal. [...] Nós estamos usando de todos os meios necessários para poder garantir que essa população do Agreste pernambucano possa ser vacinada com prioridade em razão de hoje sermos o ponto mais crítico de todo o território do nosso estado", disse a prefeita.

De acordo com a prefeitura, o Hospital Municipal Manoel Afonso está com 94% da sua capacidade, sendo 100% de ocupação de leitos de UTI. Ao todo, a ocupação de UTI na rede pública da região é 94% e das privadas chega a 98%.

A prefeita anunciou uma nova busca ativa no município para pessoas que ainda não foram vacinadas contra a doença e que preenchem os requisitos. “Nesta quinta-feira (27), estaremos levando vacinas para idosos de 60 a 64 anos, pessoas com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas do Residencial Luiz Bezerra Torres, e, na sexta-feira (28), no Residencial Alto do Moura. Na segunda-feira (31), visitaremos a Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru”, explica Raquel.

Prefeitura de Caruaru anuncia que vai iniciar vacinação contra a Covid-19 nos bairros do município

Novas medidas restritivas começam a valer nesta quarta em PE; veja o que pode e o que não pode funcionar

Além disso, a capacidade de testagem também deverá ser ampliada. Os exames poderão ser realizados nas 76 Unidades Básicas de Saúde do município, além do Centro de Testagem de Covid-19 (que fica na Rua Padre José Augusto, nº 205, Bairro São Francisco), UPA Respiratória e Unidade Móvel de Testagem.

Confira a coletiva: