Pandemia

Governo de Pernambuco anuncia flexibilização de medidas restritivas no estado

Decisão é válida para municípios da Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 10/06/2021 às 17:39
Sem Crédito
FOTO: Sem Crédito

O secretário de saúde de Pernambuco, Andre Longo, anunciou, durante uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10), uma flexibilização das medidas restritivas no Agreste, Região Metropolitana do Recife, e algumas cidades da Zona da Mata. A decisão terá início em datas diferentes de acordo com cada região. Medidas restritivas, em vigor atualmente, serão mantidas no Sertão. 

De acordo com o secretário, as medidas serão retomadas em fases seguindo o plano de convivência para que não haja um aumento dos casos. A flexibilização de medidas restritivas foi possível por conta da diminuição de pedidos por leitos de Unidades de Terapia Intensiva e o avanço da vacinação. Na 2ª Macrorregião de Saúde, responsável pelas IV e V Geres, com sedes em Caruaru e Garanhuns, as atividades voltam a ficar permitidas até 18h, inclusive nos finais de semana, a partir da próxima segunda-feira (14). 

"Depois de um ciclo de mais de 20 dias de restrições, as solicitações de leitos de UTI tiveram uma pequena queda, ainda dentro dos padrões de estabilidade na semana passada, mas dentro dos quatro primeiros dias dessa semana, quando comparada aos primeiros quatro dias da semana passada já existe uma queda de 31% nas solicitações. Além de uma diminuição progressiva das filas de UTI na 1ª e 2ª macro regiões", afirmou o secretário.

Na 3ª macrorregião, que contempla as VI, X e XI Gerências Regionais de Saúde, com sedes em Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Sertão, as restrições serão ampliadas de 14 a 20 de junho, devido o aumento de solicitações de UTIs. 

"A região da 3ª macro caminha no sentido contrário. Nesse momento, essa região está passando por um processo de aceleração. A região com sedes em Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, vivem seu pior momento de solicitações de UTI, com crescimento adicional de 57% de solicitações quando comparada aos primeiros quatro dias da semana passada", afirmou. 

Para a 1ª macrorregião, que corresponde a Região Metropolitana do Recife e algumas cidades na Zona da Mata, a partir do dia 19 de junho, as atividades voltam a ser permitidas até 18h durante os fim de semana. Durante os dias de semana, as restrições permanecem as mesmas, com o fechamento a partir das 20h 

Vacinas da Janssen

Durante a coletiva, o secretário anunciou reiterou a chegada da vacina da Janssen, da Johnson & Johnson.De acordo com o secretário, ao todo, chegarão aproximadamente 118 mil doses ao estado que serão distribuídas para Caruaru, Garanhuns, no Agreste e em Serra Talhada, Arcoverde e Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. 

> Governo de Pernambuco anuncia vacina de dose única para regiões críticas do Agreste e Sertão

O imunizante, tem o benefício de ser em dose única e beneficiará o processo de imunização no estado. Ainda segundo André Longo, a orientação do Governo Federal era que a distribuição da vacina fosse limitada apenas as capitais brasileiras porque as vacinas chegarão aos municípios perto do prazo de vencimento da validade.  

No entanto, o secretário reafirmou o pronunciamento do Governador Paulo Câmara e informou que a orientação do Governo Federal não será seguida, por ser uma vacina de dose única, o que vai acelerar o processo de imunização.