repercussão nacional

Quem é o 'serial killer de Brasília', Lázaro Barbosa, e quais crimes ele cometeu? Entenda

Mais de 200 policiais realizam "caçada" em busca do homem, de 33 anos.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/06/2021 às 7:55
Divulgação/PMDF
FOTO: Divulgação/PMDF

Ao menos 200 policiais do Estado de Goiás e do Distrito Federal estão em uma "caçada" para encontrar o "serial killer de Brasília", identificado como Lázaro Barbosa de Souza, de 33 anos. O homem tem uma extensa ficha criminal e tem deixado moradores dos dois estados em alerta e apreensivos.

'É chamado de satanista', diz polícia sobre o 'serial killer de Brasília', Lázaro Barbosa

Lázaro tem uma extensa ficha criminal, sendo o principal suspeito de assassinar uma família inteira no Distrito Federal, no dia 9 de junho, no bairro Cielândia. Foram mortos Cláudio Vidal, de 48 anos, e seus dois filhos, Gustavo Marques Vidal, de 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15.

Três dias depois, no dia 12 de junho, o corpo da a mãe da família, Cleonice Marques, de 43 anos, foi encontrado próximo a um córrego. A polícia acredita que Lázaro tenha carregado consigo o corpo da mulher após matar a família dela. O corpo foi encontrado com diversos cortes e estava nu. Nesse mesmo dia, o suspeito baleou três pessoas durante uma fuga.

Qual é a identidade do serial killer?

Lázaro Barbosa, de 33 anos, na cidade de Barra do Mendes, no sudoeste da Bahia. Seus primeiros registros na ficha criminal foram aos 19 anos de idade. A extensa lista inclui homicídio, estupro, roubo, latrocínio e porte ilegal de arma de fogo.

Um laudo criminológico divulgado pelo G1 aponta que o homem tem uma personalidade agressiva, ausência de mecanismos de controle, dependência emocional, impulsividade, instabilidade emocional, possibilidade de ruptura do equilíbrio, preocupações sexuais e sentimentos de angústia”.

As autoridades afirmam que Lázaro tem total consciência de suas ações, o que o caracteriza como assassino em série. “Percebe-se que todos os crimes cometidos estão diretamente relacionados à dependência química, fato do qual o periciando não tem autocontrole, haja vista uso abusivo de bebida alcoólica antes de sua reclusão e vício no crack após a prisão”.

Onde está Lázaro?

O serial killer foi avistado pela última vez em no povoado de Edilândia, no interior de Goiás. Câmeras de segurança de uma fazenda flagraram o homem na localidade na manhã da terça-feira (15). Ao que tudo indica, Lázaro estava dormido dentro de uma leiteria.

Os proprietários do local chegaram a ter contato com Lázaro, que afirmou que não iria fazer mal a ninguém e só queria se alimentar. O suspeito, no entanto, ficou desconfiado e acabou fugindo novamente. Ele carregava uma mochila.