Conta da Celpe mais alta? Veja dicas de como economizar

Conta de luz deve ficar mais cara em julho
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 21/06/2021 às 16:15
Conta de luz aumenta Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


A conta de luz deve ficar ainda mais cara em julho. De acordo com O Globo, o valor da taxa extra está sendo calculado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O usuário está pagando atualmente a bandeira vermelha no patamar 2, com uma cobrança extra de R$ 6,24 por cada 100 quilowatts-hora consumidos. O preço deve aumentar para custear as termelétricas que estão produzindo mais energia por causa da seca de reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste.

Apesar desse aumento que está chegando, é possível minimizar os impactos da cobrança extra das bandeiras tarifárias através de algumas dicas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para economizar energia em casa e evitar aquele susto quando receber a conta da Celpe.

Confira

-Adquira aparelhos elétricos eficientes

Se possível, substitua os eletrodomésticos mais antigos por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes.

-Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora

-Fique espero ao carregador do seu celular

Não deixe o carregador na tomada sozinho ou ligado depois que o celular estiver totalmente carregado. Há risco de acidentes domésticos, além de ter um consumo maior de energia.

-Aproveite a luz natural

-Evite usar a função stand-by dos aparelhos

Não deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o conhecido "modo espera". Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver utilizando.

-Escolha lâmpadas LED

Lâmpadas desse tipo sejam duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Além disso, é importante retirar as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado.

-Utilize a função “timer” das TVs

Não durma com a televisão ligada. Se você sabe que costuma dormir assistindo TV, utilize a função “timer” ou “sleep” e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

-Fique atento às geladeiras

Geladeiras em mau estado de conservação aumentam muito o consumo de uma residência. Os freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory