nacional

Brasil recebe primeiro lote de vacinas da Janssen com 1,5 milhão de doses

Os imunizantes chegaram ao país na manhã desta terça-feira (22).

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 22/06/2021 às 10:25
Divulgação/Ministério da Saúde
FOTO: Divulgação/Ministério da Saúde

O Brasil recebeu nesta terça-feira (22) 1,5 milhão de doses da vacinas da Janssen contra a Covid-19. O avião com o lote de imunizantes chegou pouco antes das 9h no aeroporto internacional de Guarulhos (SP) e foi recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e uma equipe técnica do Governo Federal.

Em pronunciamento no aeroporto, o ministro disse que são "mais 1,5 milhão de doses de esperança para o povo brasileiro". "Essa vacina tem uma vantagem de ser dose única. E, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização", destacou.

Estes imunizantes devem contribuir para ampliar o esquema de vacinação em diversos municípios. Alguns deles, inclusive, registram a falta de vacinas para vacinação do público-alvo. O lote é metade do que estava previsto para chegar na última semana, quando o Ministério da Saúde chegou a anunciar que 3 milhões de doses seriam enviadas ao Brasil.

 

A quantidade recebida pelo Brasil nesta terça é uma antecipação do contrato do ministério com a Janssen, que envolve a compra de 38 milhões de doses.

Validade estendida

O Ministério da Saúde pontuou que  o imunizante teve a validade estendida, passando de três para quatro meses e meio. Sendo assim, as doses recebidas nesta terça podem ser aplicadas até 8 de agosto. A validade original era até 27 de junho.