Covid-19

Pernambuco recebe as primeiras 62.250 doses da vacina da Janssen

Imunizante será encaminhado para Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/06/2021 às 7:45
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

As primeiras 62.250 doces da vacina contra covid-19 da Janssen chegaram a Pernambuco nessa quinta-feira (24). O imunizante é aplicado em dose única. Na mesma remessa que chegou ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes, também chegaram mais 117.800 vacinas da Coronavac/Butantan, que devem ser utilizadas para a primeira e segunda doses.

Os novos insumos já foram entregues ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que começou a fazer a separação para enviar às Gerências Regionais de Saúde (Geres).

As doses da Coronavac/Butantan serão destinadas à imunização de guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e população privada de liberdade. Os municípios poderão dar seguimento à campanha em outros grupos ou por faixa etária, de acordo com a organização de cada um, já que muitas cidades já iniciaram a vacinação de alguns desses públicos.

“Recebemos lotes importantes para dar continuidade à campanha de vacinação da população pernambucana. Mas vale ressaltar que as vacinas estão sendo enviadas aos municípios para utilização em primeiras e segundas doses. Assim, é necessário que cada cidade se organize e preserve os quantitativos que serão destinados à segunda aplicação”, disse o governador Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, alertou que o município que usar todo o quantitativo da Coronavac/Butantan apenas como primeira dose vai gerar um déficit mais à frente: “Precisamos evitar que essa situação se repita. Os gestores devem manter uma organização e controle rígido de seus estoques para que a população possa completar seus esquemas vacinais".

As doses da vacina da Janssen serão destinadas ao Recife, na Região Metropolitana, além de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão. As doses serão distribuídas da seguinte maneira: Recife (31.125 doses), Caruaru (16.230 doses), Garanhuns (6.175), Arcoverde (3.555 doses), Afogados da Ingazeira (1.800 doses) e Serra Talhada (3.365 doses).

A superintendente de Imunizações da Secretaria de Saúde, Ana Catarina de Melo, disse que Pernambuco está recebendo metade do quantitativo da Janssen que havia sido combinado com o Ministério da Saúde. “Logo que cheguem mais doses enviadas pelo governo federal, iremos completar e finalizar a entrega das vacinas da Janssen, conforme pactuado inicialmente com esses seis municípios”, disse.

A superintendente destacou que os demais municípios pernambucanos serão recompensados com mais unidades da Pfizer, já que as doses da Janssen estão indo para essas seis maiores cidades.