Na próxima quinta-feira (1º), o Governo de Pernambuco deve anunciar em coletiva de imprensa, à tarde, como ficam as medidas restritivas em todo o Estado. A expectativa é de que haja flexibilização das medidas vigentes, incluindo a liberação para o funcionamento das atividades econômicas e sociais voltadas ao setor de eventos.
> Setor de eventos deve retomar atividades em PE? Internautas opinam sobre flexibilização das medidas
Na última terça (29), representantes da categoria protestaram no Recife contra as restrições à atividade em todo o Estado. Após a manifestação, representantes afirmaram terem recebido a informação de que o governo estadual pretende anunciar a flexibilização para permitir a retomada das atividades.
As atuais regras foram anunciadas em coletiva de imprensa na última semana pelo secretário de Saúde, André Longo, e valem até o próximo domingo (5).
Medidas vigentes
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste, Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco, o horário permitido para shoppings, bares e restaurantes é até as 22h nos dias de semana e até as 21h nos fins de semana.
Outros estabelecimentos, como academias de ginástica, terão restrições específicas de horário de funcionamento e lotação de público. Comércio de praia foram regulamentados pelas prefeituras. No Recife, pode funcionar de 7h às 17h; em Olinda, até as 18h; em Jaboatão dos Guararapes, das 9h às 16h; e em Ipojuca, de 8h às 17h.
Já ,os 35 municípios do sertão do Pajeú e do Moxotó, que enfrentaram medidas mais restritivas recentemente, os estabelecimentos poderão ficar abertos até as 20h todos os dias da semana. A exceção é para atividades como comércio de bairro e de centro e escritórios comerciais, que podem funcionar só até as 19h nos sábados, domingos e feriados.