internet

Pesquisa aponta que memes ajudam a evitar brigas por política no WhatsApp

Os dados foram levantados pelo InternetLab em parceria com a Rede Conhecimento Social

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 19/07/2021 às 10:50
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Uma pesquisa divulgada no último dia 8 de julho aponta que a grande maioria dos brasileiros está cansada de discutir assuntos relacionados a política em redes sociais e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. A mesma pesquisa mostra ainda que usar memes ajuda a amenizar a tensão e evitar brigas.

A pesquisa, realizada pela InternetLab em parceria com a Rede Conhecimento Social, destacou que as Eleições de 2018 foram um ponto de virada para a mudança de comportamento no WhatsApp. Os dados apontam que 71% dos entrevistados passaram a se policiar mais nos grupos de mensagem.

Outros dados

Os dados apontam ainda que 72% dos usuários afirmam que evitam falar de política nos grupos de família para evitar brigas. Já 63% disseram que usam memes ou mensagem de humor como alternativa para evitar discussões sérias sobre política.

O relatório, intitulado “Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens: hábitos e percepções do brasileiro”, contou com financiamento do próprio WhatsApp e entrevistou 3.113 pessoas acima de 16 anos, entre 7 e 16 de dezembro de 2020.