Há 16 meses de distância das próximas eleições presidenciais, o cenário político começa a ser delineado no Brasil. Em pesquisa realizada pelo instituto Ipec e divulgada nesta sexta-feira (25), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 49% das intenções de voto, sendo o favorito na disputa, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro, aprece com menos da metade das intenções: 23%.
Com estes dados, o Ipec aponta que, se as eleições fossem realizadas atualmente, o petista venceria a disputa no primeiro turno. Apesar da distância para o próximo pleito, a pesquisa destaca que Lula é, até então, o principal nome da oposição para as Eleições de 2022. O instituto entrevistou, 2.002 eleitores em 141 cidades, de forma presencial, entre os dias 17 e 21 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos porcentuais.
Os dados mostram que Lula lidera nas pesquisas em todos os segmentos do eleitorado, com destaque para o Nordeste, onde tem 63% das intenções de voto, uma vantagem de 48 pontos a frente de Bolsonaro. No Sul, a disputa fica mais acirrada, com 35% para Lula e 29% para Bolsonaro. Já no Sul, o petista tem 47% e o atual presidente tem 24%.
Outros candidatos
A pesquisa do Ipec também avaliou outros possíveis candidatos à presidência. Ciro Gomes, do PDT, está com com 7% das intenções de voto. João Doria, do PSDB, com 5%. Luiz Henrique Mandetta(DEM), que foi ministro da Saúde no início da pandemia, em 2020, até ser demitido por Bolsonaro, tem 3%.
*Com informações do Estadão