nacional

Câmara decide sobre PEC do voto impresso nesta terça-feira

Para ser aprovada, a proposta precisa do voto de 308 deputados.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 10/08/2021 às 9:40
Fábio Pozzebom/Agência Brasil
FOTO: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Nesta terça-feira (9), o plenário da Câmara dos Deputados vota a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. O tema foi incluído na pauta da casa após reunião realizada na última segunda-feira (8). a 

O parecer pelo arquivamento da matéria foi aprovado em comissão especial na sexta-feira (6), após a derrota do relatório favorável, do deputado Filipe Barros (PSL-PR). A decisão de discutir o voto impresso no plenário foi do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Apesar da proposta ter sido rejeitada na comissão, o regimento permite que o presidente da câmara leve o texto para manifestação do plenário. A proposta será analisada por 513 deputados. Para ser aprovada, a PEC precisa dos votos de 308 deputados.

O voto impresso é uma das bandeiras defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro, que constantemente alega ter suspeitas de fraude relacionadas à urna eletrônica. Por causa das suas alegações, Bolsonaro será investigado no inquérito que apura a divulgação de informações falsas sobre as urnas eletrônicas., por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.