Serviço ruim de aplicativos de transporte tem feito demanda por táxis crescer nas capitais

A pesquisa destaca a insatisfação dos usuários com os aplicativos da Uber e 99 por causa do frequente cancelamento de corridas.
Eduarda Cabral
Publicado em 10/08/2021 às 8:00
Uber Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil


Um levantamento da plataforma Vá de Táxi aponta que a demanda de corridas com táxis têm aumentado nos últimos seis meses de 2021. Isso ocorre diante de um cenário de insatisfação dos usuários de aplicativos de transporte, como Uber e 99. De acordo com os dados apresentados, os usuários estão migrando, mesmo que de forma ainda tímida, em virtude do serviço considerado ruim com relação a esses aplicativos na experiência deles. 

O crescimento da demanda por táxis cresce principalmente nas capitais.  Para o Vá de Táxi, que é um aplicativo de mobilidade fundado em 2013, além da insatisfação dos usuários existe também outra questão somada ao crescimento da demanda, que é a retomada das atividades econômicas e, consequentemente, o aumento do trânsito nas vias.

No entanto, o levantamento mostra que muitos dos clientes já foram usuários do táxi e após passarem por experiências ruins com Uber e 99 estão migrando de volta à plataforma. O que mais tem pesado na hora de decidir é a queda da qualidade dos apps, evidenciada durante a pandemia. "Nosso crescimento tem sido em torno de 18% mês a mês nos últimos seis meses", destaca o diretor de Produto da Vá de Táxi, Fernando Chavarro.

Chavarro afirma que 60% do crescimento orgânico pode ser atribuído à péssima qualidade do serviço prestado pelos aplicativos concorrentes. "Varia de cidade para cidade, mas nas grandes capitais, onde o volume de corridas é mais significativo, o percentual é este", explica.

Problemas com Uber e 99

Os usuários dos aplicativos de transporte têm diversas reclamações sobre os serviços oferecidos, mas uma das principais, que acarreta na migração para o uso dos táxis, é o cancelamento de corridas nos apps da Uber e 99. É comum, ao solicitar uma corrida pelo aplicativo, que o motorista cancele pouco tempo depois de aceitar a solicitação, o que faz com que aumente o tempo de espera do passageiro.

"Parece que esses motoristas não são punidos por causa desses cancelamentos. Ou seja, esses aplicativos estão se esquecendo da experiência do usuário final, desrespeitado com esse comportamento", comenta Chavarro.

Os motoristas que trabalham por meio dos aplicativos de mobilidade só podem fazer corridas por meio das plataformas em que estão inscritos, que cobram uma taxa média de 30% sobre o valor das corridas. Já os taxistas usam aplicativos como o Vá de Táxi de forma complementar, pois têm autorização para trabalhar sem o uso do app. O custo para o taxista que usa o Vá de Táxi é menor, 15%.

"É um percentual inicial que pode ser reduzido por conta de uma série de projetos de gamificação e de incentivos que visam chegarmos a taxas menores. Essas iniciativas variam de um mês para o outro". A Vá de Táxi conta hoje com 130 mil taxistas inscritos na plataforma, mais de 1 milhão de clientes pessoas físicas e 130 clientes corporativos.

*Com informações do JC Online

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