Taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com covid-19 em Pernambuco cai para 41%

Segundo ranking da Organização Pan-Americana da Saúde, PE tem a segunda menor taxa de mortalidade em 2021
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 10/08/2021 às 8:09
Taxa de ocupação cai de 70% para 34% em Petrolina Foto: Jonas Santos/PMP


A taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) para covid-19 está diminuindo em Pernambuco. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 41 % das 1.283 vagas públicas estão ocupadas por pacientes graves nessa segunda-feira (9). Dos 1.035 leitos de enfermaria, 36% estão ocupados.

Em unidades de saúde privadas, das 211 vagas de UTI, 51% estão sendo ocupadas por pessoas com sintomas de coronavírus e 30% dos leitos são ocupados por pessoas com confirmação ou suspeita da doença.

Taxa de mortalidade

Segundo o ranking da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Pernambuco registrou 9.287 mortes por complicações da covid-19 este ano (até 5 de agosto). Em comparação a outros estados do país, a organização considera Pernambuco com a segunda menor taxa de mortalidade este ano, com 97, 2 óbitos por 100 mil habitantes.

"Estamos conseguindo evitar mortes com o avançar da vacinação e também a partir de todas as medidas sanitárias que tomamos ao longo deste ano. Conseguimos estruturar a maior rede de UTI para a covid-19 do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Implementamos medidas rígidas em períodos de alta nos indicadores, montamos um plano de convivência a partir do olhar de diversas áreas e especialistas. Continuamos, permanentemente, orientando a população sobre a manutenção das medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e a higienização das mãos", explicou o secretário de Saúde André Longo.

*Com informações do JC

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory