O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, aprovou o envio de mais mil soldados ao Afeganistão, após o grupo Talibã tomar o poder da capital Cabul. Já haviam sido anunciados pelo menos 5 mil soldados ao país. As informações são da CNN Americana.
- 'Ninguém quer saber de nós', desabafa jovem em meio ao desespero no Afeganistão
- Afegãos correm para aeroporto de Cabul após tomada de poder pelo Talibã; veja vídeos
- Com chegada do Talibã, pessoas se penduram em aviões no aeroporto para fugir do Afeganistão; veja vídeo
- O que está acontecendo no Afeganistão? Entenda situação do país
Segundo informações do secretário, o grupo deverá proteger o aeroporto de Cabul.
Aproximadamente 3 mil homens já estão no Afeganistão e os demais devem chegar nos próximos dias. De acordo com o Austin, os soldados deverão retirar cerca de 5 mil pessoas diariamente. "A situação de segurança em Cabul está mudando rapidamente, inclusive no aeroporto. Há relatos de incêndio no aeroporto; assim, instruímos os cidadãos dos EUA que se abriguem no local", informa o alerta de segurança.
A orientação da embaixada é que os americanos que querem sair do país, devem preencher o formulário divulgado no site "o quanto antes".
Nesse domingo (15), diversos vídeos registraram a corrida desesperada de fuga de Cabul no aeroporto. Nas imagens, é possível ver pessoas correndo para o aeroporto da cidade, já que seria a única forma de sair do país, uma vez que o grupo Talibã dominou as fronteiras.
> Afegãos correm para aeroporto de Cabul após tomada de poder pelo Talibã; veja vídeos
> O que está acontecendo no Afeganistão? Entenda situação do país
Na noite do domingo, a estrada principal para o aeroporto estava repleta de afegãos. Países ocidentais, como os Estados Unidos, França e Alemanha, fecharam as embaixadas.
*Com informações da UOL