explicação

O que é o Talibã? Entenda o grupo por trás do conflito no Afeganistão

O grupo extremista tomou o poder no país após a retirada dos Estados Unidos.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 16/08/2021 às 12:45
Reprodução
FOTO: Reprodução

Há cerca de duas semanas, o Talibã tem investido para tomar o poder no Afeganistão. No último domingo (15), o grupo avançou sobre Cabul e anunciou a tomada do palácio presidencial do Afeganistão após a fuga do presidente Ashraf Ghani. O grupo recuperou o poder duas décadas depois de ser derrubado em uma invasão americana, em 2001, quando foi acusado de dar abrigo a Osama bin Laden, que orquestrou os atentados do dia 11 de setembro.

Com chegada do Talibã, pessoas se penduram em aviões no aeroporto para fugir do Afeganistão; veja vídeo
'Ninguém quer saber de nós', desabafa jovem em meio ao desespero no Afeganistão

A tomada de poder do grupo extremista, que foi responsável por uma ditadura de cinco anos no país, provocou o desespero da população e fez com que muita gente procurasse meios para tentar fugir do país. Nesta segunda-feira (16), foi registrado um grande tumulto no aeroporto de Cabul. Muitas pessoas chegaram a arriscar a vida tentando fugir se segurando do lado de fora das aeronaves dos Estados Unidos que deixavam o país.

O que está acontecendo no Afeganistão? Entenda situação do país

O que é o Talibã?

O grupo ligado à etnia pachto liderou o país de 1996 a 2001, sob extrema ditadura religiosa, com base na interpretação da Sharia (lei muçulmana). Em 1994, o movimento do Talibã, ou "estudantes de religião", surgiu no Afeganistão, que estava devastado pela guerra contra os soviéticos (1979-1989) e enfrentava uma luta fratricida entre mujahedines desde a queda do regime comunista em Cabul, em 1992.

Formados no Paquistão, os talibãs eram liderados pelo misterioso mulá Mohamad Omar, que morreu em 2003. Atualmente, o Talibã é liderado por Haibatullah Akhundzada. Os talibãs prometeram restaurar a ordem e a justiça, e cresceram rapidamente graças ao apoio do Paquistão e à aprovação tácita dos Estados Unidos.

O que está acontecendo no Afeganistão?

A população do Afeganistão está tentando deixar o país depois que o Talibã tomou a capital Cabul e voltou ao poder após 20 anos. No domingo (15), o presidente fugiu do Afeganistão e o palácio presidencial foi tomado pelos talibãs,

Os Estados Unidos atacaram o Afeganistão em 2001, depois do atentado às Torres Gêmeas no 11 de setembro. Os americanos invadiram o país e derrubaram o Talibã do poder. 

Os americanos acusaram o Talibã de financiar e esconder membros da Al-Qaeda, grupo terrorista comandado por Osama bin Laden e responsável pelo atentado. Em fevereiro de 2020, Donald Trump assinou um acordo de paz com o Talibã para a retirada total das tropas americanas do Afeganistão em abril deste ano. 

O atual presidente, Joe Biden, manteve a decisão mas adiou a saída do país para o fim deste mês. Com isso, o Talibã rapidamente retomou o poder.