imunização

Covid-19: Pernambuco recebe mais de 98 mil doses da Pfizer e 125 mil da AstraZeneca

O Estado chega perto da marca de dois milhões de vacinados com ao menos uma dose.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 17/08/2021 às 7:45
Miva Filho/SES
FOTO: Miva Filho/SES

Pernambuco recebeu novos lotes de imunizantes contra a Covid-19 que serão utilizados para ampliar ainda mais a campanha de vacinação. Na última segunda-feira (16), chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre mais 98.280 doses de vacina da Pfizer/BioNTech. Já na madrugada desta terça (17), por volta das 0h50, o Estado recebeu 125 mil doses de vacinas da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.

As doses da Pfizer serão utilizadas para primeira aplicação por faixa etária e segunda de gestantes e puérperas. Já as da AstraZeneca, serão destinadas para a aplicação de segundas doses. “Com esse novo lote, que será todo destinado para aplicação de segundas doses, poderemos avançar mais, completando o ciclo vacinal das pessoas com comorbidades e deficiência”, afirmou o governador Paulo Câmara.

As vacinas serão encaminhadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) nesta terça-feira. Com os lotes, Pernambuco vai ultrapassar a marca de 2 milhões de vacinas aplicadas na população. 

"A chegada de novas remessas de vacinas ao Estado nos ajuda a garantir que mais pessoas sejam protegidas contra o novo coronavírus. Temos mais de 1,9 milhões de pessoas com o esquema vacinal completo no Estado, seja com a aplicação de duas doses ou dose única, e precisamos que as entregas de vacinas se mantenham regulares para que os municípios possam elaborar suas estratégias para dar acesso a suas populações e protegê-las, tanto com primeira como com segunda dose”, destaca a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Vacinas em Pernambuco

Desde o início da campanha de vacinação, que começou no dia 18 de janeiro, 8.689.830 doses foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.906.770 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.892.080 da Coronavac/Butantan, 1.718.730 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.