Pandemia

Pernambuco terá novas restrições após registro da variante Delta? Entenda

Secretaria de Saúde reforçou a importância de continuar os cuidados contra a doença

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 18/08/2021 às 16:37
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Foi confirmado pelo governo de Pernambuco a circulação da variante Delta da covid-19 no estado após investigações epidemiológicas realizadas pelos municípios, nesta quarta-feira(18) com apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, na última quinta-feira (12), mesmo com a confirmação dos dois primeiros casos da variante no estado, os indicadores da covid-19 estão em queda em Pernambuco, mas que “isso não pode fazer com que nós relaxemos”. 

Apesar dos registros da variante até o momento, não há mudanças no Plano de Convivência com a Covid-19, de acordo com o secretário. “A mensagem tem sido sempre de cuidado, de reforço com os municípios [...] Nesse momento, não estamos anunciando nenhum avanço no plano de convivência, mas também não estamos anunciando nenhum recuo, até porque iniciamos a vigilância para esses dois casos”, explicou.

O Governo reforça o pedido para que as pessoas continuem mantendo os cuidados para prevenir o coronavírus, como o uso adequado de máscara de proteção e distanciamento social.

Primeiros casos da variante Delta em Pernambuco 

Os dois primeiros casos da variante delta foram confirmados em moradores locais de Pernambuco, no dia 12 de agosto. Os casos são de dois homens de Olinda e Abreu e Lima, um de 24 e outro de 49 anos. Até o momento, não foi possível rastrear a origem da infecção, comprovando que o vírus circula entre as pessoas, independente de terem viajado ou não para locais onde há casos registrados.

De acordo com o secretário de Saúde, André Longo, ambos apresentaram sintomas da Covid-19 em julho deste ano, mas como os resultados das amostras foram entregues há pouco pelo instituto, mais detalhes serão compartilhados em breve. Foram analisadas 52  amostras pela Fiocruz para identificação.