Brasil enviará Missão Humanitária ao Haiti neste domingo (22)

O avião deve decolar em direção a Porto Príncipe levando pessoal, medicamentos e insumos estratégicos
Bruna Padilha
Publicado em 21/08/2021 às 14:22
Haiti foi atingido por um violento terremoto no dia 14 de agosto Foto: Reprodução/ Twitter Pwoteksyon Sivil


Neste domingo(22), o governo do Brasil enviará uma Missão Humanitária Multidisciplinar ou Haiti, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto. A missão envolve quatro ministérios brasileiros, o de Justiça, de Defesa, de Saúde e Desenvolvimento Regional. 

Segundo nota divulgada na última quinta-feira (19) pelo Itamaraty, a missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, além de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas. Também conta com "kits" de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.

Haiti

A missão trabalhará no auxílio a vítimas do terremoto de magnitude 7,2 que deixou quase 2 mil pessoas mortas e mais de 9,9 mil feridas. O terremoto ocorreu no dia 14 de agosto por volta das 08h30 (09h30 no horário de Brasília) cerca de 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis du Sud.  

No mesmo dia foi decretado estado de emergência por 30 dias, pelo primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry. Em nota, Henry lamentou as mortes e disse que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas. Após o primeiro terremoto, aconteceu um segundo de magnitude 5,2 e registrado a quilômetros da cidade de Chantal. 

*Com informações da Agência Brasil

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory