Pernambuco registra menor número de casos graves de covid de 2021, diz secretário de Saúde

André Longo explicou que houve redução de casos de síndrome respiratória aguda grave
NE10 Interior
Publicado em 02/09/2021 às 10:08
Secretário estadual de Saúde, André Longo, durante entrevista coletiva online Foto: Divulgação/ SES


Pernambuco voltou a registrar queda no número de casos graves da covid-19. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, André Longo, o balanço da 34ª semana epidemiológica (22 a 28 de agosto) apontou redução nos indicadores da pandemia no estado.

"Tivemos uma queda expressiva de casos de síndrome respiratória aguda grave (srag), chegando ao menor número deste ano. Foram 370 notificações na 34ª semana, o que corresponde a uma redução de 22%, em comparação com a 33ª semana, e de 13%, em comparação com a 32ª", disse.

Ainda segundo Longo, houve uma queda na taxa de positividade para o coronavírus entre os casos de síndrome respiratória aguda grave. "Essa proporção já foi de 37% em maio e está inferior a 10% nas últimas quatro semanas", explicou.

O secretário também disse que foram solicitadas 291 vagas de terapia intensiva (UTI) para pacientes com sintomas de covid-19 na 34ª semana epidemiológica. "Isso representa uma redução de 12% no intervalo de 15 dias. A taxa de ocupação das UTIs continua em queda. Hoje são 435 pacientes em leitos públicos de UTI (equivale a 37% dos 1.165 ocupados) e 100 em vagas das unidades privadas (59% das 169 ocupadas)", destacou.

Testagem

Para Longo, a testagem continua sendo fundamental nesse momento. "Qualquer pessoa, mesmo com sintomas leves, como coriza, ou que tenha tido contato com caso positivo, deve fazer o exame. Quanto mais cedo se detectar a doença ativa e isolar o indivíduo infectado, menos o vírus circulará entre nós", reforça.

*Com informações do JC

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory