Internacional

Criança de 6 anos morre após contrair ameba 'comedora de cérebro' em parque aquático

O menino teve uma infecção rara provocada pelo micro-organismo 'Naegleria fowleri'.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 29/09/2021 às 8:41 | Atualizado em 29/09/2021 às 8:43
Laboratory Identification of Parasites of Public Health Concern/Divulgação
Criança contraiu meningoencefalite amebiana - FOTO: Laboratory Identification of Parasites of Public Health Concern/Divulgação

Um menino, de 6 anos de idade, estava tratando de uma meningoencefalite amebiana primária em um hospital nos Estados Unidos e acabou morrendo, de acordo com comunicado divulgado pelas autoridades americanas na última segunda-feira (27).

Criança de 7 anos morre após se contaminar com ameba 'comedora de cérebro'

..

A doença rara é provocada por uma ameba, um organismo de apenas uma célula, chamada Naegleria fowleri, conhecida por ser "comedora" do tecido do cérebro humano. O garoto contraiu depois de brincar em um parque aquático público no estado americano do Texas.

Como a ameba ataca o corpo humano?

Popularmente, se diz que a ameba "come cérebros". No entanto, ela e alimenta principalmente de bactérias presentes na água. Ao entrar no corpo humano, como ela não encontra os nutrientes necessários para viver, acaba atacando células do cérebro em busca destas substâncias.

 

A presença da ameba em águas doces e mornas é comum, mas infecções são raras. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), apenas 34 casos foram relatados nos EUA na última década. Normalmente, as pessoas são infectadas quando a ameba entra no corpo pelo nariz, geralmente ao nadar ou mergulhar em lagos e rios.

*Com informações do G1

Comentários