Por que há duas datas comemorativas do dia do professor? Entenda

No Brasil se comemora no dia 15 de outubro, enquanto internacionalmente a data é em 5 de outubro
Bruna Padilha
Publicado em 14/10/2021 às 17:21
Em 2022, o valor será corrigido e o piso da categoria será de R$ 3.845 Foto: Freepik


Um profissional que forma todos os profissionais existentes, o professor é de suma importância para o passado, presente e futuro da humanidade. Eles podem ser celebrados em duas datas, no Brasil em 15 de outubro e também em 5 de outubro, de acordo com o calendário da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Internacional

Para a Unesco o dia cinco marca o aniversário do Estatuto do Professor, um documento que trás os padrões mínimos de emprego, preparação, recrutamento e condições de trabalho. Essa data é celebrada mundialmente desde 1994, apenas em 1996 ele foi assinado na sede da organização;

O tema da comemoração neste ano é ‘Professores: Liderando em crise, reimaginando o futuro, para ressaltar os esforços desses profissionais durante a pandemia da covid-19’.

No Brasil

Já o 15 de outubro foi criado em 1963 durante o governo de João Goulart. E faz referência a mesma data em 1827, em que Dom Pedro I emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar, que determinou que as Escolas de Primeiras Letras (conhecido hoje como Ensino Fundamental). Que deveria ensinar às meninas e meninos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

Já o feriado veio em 1947, através do professor paulista Salomão Becker, que sugeriu um dia de folga aos profissionais levando em consideração a grande extensão do segundo semestre escolar na época, que se tornou oficial em 1963.

*Com informações do Correio Braziliense e Brasil Escola

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory