Morre Gilberto Biano, integrante da Banda de Pífanos de Caruaru, aos 81 anos

Seu corpo está sendo velado em São Paulo e será enterrado neste sábado (16)
Bruna Padilha
Publicado em 16/10/2021 às 13:20
Gilberto Biano tocador de caixa da Banda de Pífanos de Caruaru Foto: Divulgação


Nesta sexta-feira (15), morreu o músico Gilberto Biano, integrante da Banda de Pífanos de Caruaru, aos 81 anos. Ele passava por alguns problemas de saúde nos últimos anos. Seu corpo está sendo velado em São Paulo e será enterrado neste sábado (16).

Conhecido como “Giba”, o músico deixa uma esposa, 6 filhas, 14 netos e 7 bisnetos. Gilberto vem de uma família de músicos, ele tocava Caixa (taró) e era filho de Benedito Biano que fundou a Banda de Pífanos de Caruaru.

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, emitiu uma nota de pesar, dizendo que “lamenta profundamente a morte de Gilberto Biano, integrante da Banda de Pífanos de Caruaru. Com seu dom e talento na música, sendo tocador de caixa, representou Caruaru ao lado de sua família em diversos momentos."

Legado

Os músicos Caruaruenses sentem a partida de Gilberto e de todo seu legado musical deixado por ele em um grupo de músicos instrumentistas mais tradicionais do Brasil. A Banda de Pífanos de Caruaru é um dos grupos mais antigos em continuidade, com quase 100 anos de história. “Eles trazem a particularidade rítmica que compõem a paisagem sonora do Agreste Pernambucano.”, diz Anderson do Pife, músico e fã de Giba.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory