"Fadiga do zoom": novo fenômeno surge com excesso de reuniões online

Reuniões virtuais tem causado problemas na saúde mental dos profissionais
Lyllyan Belo
Publicado em 25/10/2021 às 9:29
Rotina de muitos profissionais mudou durante a pandemia Foto: Pixabay


Desde o começo da pandemia a rotina de muitos profissionais mudou. Problemas que antes eram resolvidos rapidamente, viraram reuniões online de longa duração, gerando cansaço e estresse para esses trabalhadores. Esse novo fenômeno é chamado de “fadiga do zoom”.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) com psiquiatras, entre agosto e outubro de 2021, o excesso de reuniões virtuais tem causado problemas na saúde mental dos profissionais. Das pessoas entrevistadas, 54% reclamaram do aumento das videoconferências nos últimos cinco meses e 68,6% dos psiquiatras disseram que pacientes precisaram de aumento na prescrição de medicamentos e tiveram quadros de estresse e ansiedade.

Além de passarem muitas horas em frente a telas e participando de várias reuniões por dia, os profissionais também perderam a interação humana, que durante o home office praticamente não existe.

Mudanças levam tempo para adaptação, mas para suavizar os efeitos da “fadiga do zoom’, algumas dicas que podem ajudar esses profissionais que ainda seguem trabalhando de casa, como evitar reuniões para solucionar problemas simples, encurtar o tempo das videoconferências, realizar algumas pausas durante o dia, manter uma carga horária equivalente ao trabalho dentro da empresa, além de ter um espaço de trabalho definido em casa.

*Com informações JC

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory