Veja como se inscrever no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil

Segundo o governo, programa deve entrar em vigor em novembro
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/10/2021 às 10:04
Bolsonaro assina MP do Empréstimo do Auxílio Brasil Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil


O Auxílio Brasil irá substituir o Bolsa Família e deve entrar em vigor em novembro. Segundo o governo, o programa deve pagar até R$ 400 a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Para ter direto ao auxílio, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e estar com as informações corretamente atualizadas.

O CadÚnico busca identificar famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. As informações são usadas pelo governo para implementação de políticas públicas. Os dados do cadastro são utilizados por vários programas, como o Bolsa Família, o auxílio emergencial, entre outros.

Como fazer cadastro e atualizar informações do CadÚnico:

Quem pode fazer inscrição?

Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 550 em 2021) por pessoa;
Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
Família com renda maior que três salários mínimos (desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo);
Pessoas que moram sozinhas e pessoas que vivem em situação de rua (sozinhas ou com a família).

Como se cadastrar?

Procure um Cras ou posto do Cadastro Único. A família deve verificar onde é feito o Cadastro Único na cidade onde mora. Geralmente, as prefeituras normalmente fazem cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Também é possível se cadastrar em um posto de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. Informações sobre onde o cadastramento é feito podem ser obtidas no Cras.

Saiba como se cadastrar no CadÚnico para receber o Auxílio Brasil

Organize a documentação

O cadastramento deverá ser realizado por uma pessoa maior de 16 anos, deve apresentar CPF ou Título de Eleitor. É preciso que ela leve seu CPF ou Título de Eleitor e também apresentar pelo menos um documento para cada pessoa da família que irá cadastrar, como:

Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade;
Carteira de Trabalho;
Título de Eleitor;
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani) (se a pessoa for indígena).

Entrevista de cadastramento

O Responsável Familiar deve realizar a entrevista do CadÚnico. Um funcionário da prefeitura fará perguntas sobre a família, como quem faz parte dela, características do domicílio, despesas, grau de escolaridade dos integrantes, remuneração de todos, entre outros.

Confirmação do cadastramento

Após inserir, pela primeira vez, os dados da família no Sistema de Cadastro Único, o próprio sistema fará checagens para verificar se as pessoas já têm um Número de Identificação Social (NIS). Caso não tenham, será atribuído um NIS a elas. Só poderão participar de programas sociais quem tiver o NIS atribuído.

Para manter o cadastro atualizado, é necessário que o responsável pela família procure o Cras e atualize as informações quando algo mudar na família, como mudança de trabalho, nascimento de um filho, entre outros.

*Com informações da UOL e R7.

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