O mês de novembro é voltado para a conscientização sobre o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália.
..
De acordo com o portal MedPrev, a ideia veio dos amigos Travis Garone e Luke Slattery, que estavam se divertindo em um pub e começaram a imaginar se ficariam bem de bigode, que, na época, estava fora de moda. Então decidiram associar o bigode à conscientização sobre a saúde do homem inspirados pela campanha da mãe de um colega, que tinha como objetivo levantar fundos para o combate ao câncer de mama.
Os amigos escolheram novembro para deixar o bigode crescer, já que o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 desse mês. Outros amigos também decidiram se juntar à campanha e a ideia foi atingindo outras pessoas.
Em 2004, surgiu a "Movember Foundation", uma organização que busca arrecadar fundos para o combate ao câncer de próstata e a campanha foi se espalhando para mais de 20 países. O nome junta as palavras em inglês "moustache", que significa bigode, e "november", que significa novembro.
No Brasil, o "Movember" chegou em 2008 através do Instituto Lado a Lado pela Vida juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia.
O urologista credenciado ao Cartão Saúde São Gabriel, Dr. Hude Lucena, ressalta a importância da campanha. “O câncer de próstata é o mais comum e o segundo que mais mata o homem no Brasil. Por isso, a importância de uma campanha específica pra esse tipo tão comum de câncer”, reforça.
“O câncer de próstata não causa sintomas no início, que é justamente a melhor fase para o tratamento, onde temos mais chance de cura. Esse tipo de câncer só vai causar sintomas nas fases mais avançadas da doença, onde já não está mais localizada só na próstata, por isso, todos os homens, a partir dos 40 anos, devem começar os exames anuais de prevenção do Câncer de próstata com o urologista”, explica.
*Com informações do portal MedPrev
Comentários