explicação

Por que está chovendo tanto em Petrolina? Entenda o fenômeno que provocou o temporal no Sertão

A cidade registrou o maior índice de chuvas nas últimas 24 horas em Pernambuco.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 05/11/2021 às 9:45
Notícia
REPRODUÇÃO/WHATSAPPSS
Fortes chuvas em Petrolina - FOTO: REPRODUÇÃO/WHATSAPPSS
Leitura:

Durante a noite da última quinta-feira (4), a cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, registrou chuvas fortes com raios e trovões. O temporal deixou diversas ruas alagadas e rastros de destruição em vários bairros da cidade

Fortes chuvas com raios e trovões deixam rastros de destruição em Petrolina, no Sertão; veja vídeos

..

De acordo com o monitoramento da pluviométrico da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Petrolina registrou um acumulado de 45 milímetros (mm) e foi a cidade em que mais choveu nas últimas 24 horas em Pernambuco. 

Por que choveu tanto em Petrolina?

Em entrevista ao JC Online, o coordenador da Defesa Civil de Petrolina, Cícero Dirceu, disse que a previsão é de que um volume de até 50 milímetros seja registrado até domingo (7). 

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (5) em Petrolina

As fortes chuvas ocasionadas em Petrolina foram provocadas pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). De acordo com o meteorologista da Apac Fabiano Prestrelo, em entrevista ao JC Online, o fenômeno é caracterizado por uma faixa de nebulosidade que vem da região amazônica com nuvens do tipo cumulo nimbus aglomeradas e com "grande desenvolvimento vertical que pode provocar chuvas intensas e trovoadas, e até granizo".

Comentários

Mais Lidas