imunização

Caruaru reduz intervalo e idade mínima para aplicação da 3ª dose da vacina contra Covid-19

Para receber a dose de reforço não é necessário fazer agendamento.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 09/11/2021 às 10:17
Notícia
Edmilson Tanaka
Vacinação contra a Covid-19 - FOTO: Edmilson Tanaka

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste, divulgou que a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 foi antecipada para pessoas a partir dos 55 anos. Agora, este público pode receber a dose de reforço após quatro meses de intervalo entre a aplicação da segunda dose ou dose única. De acordo com a prefeitura, não é necessário fazer agendamento.

Pernambuco reduz intervalo e idade mínima para aplicação da dose de reforço da vacina contra covid

..

Até então, a dose estava disponível apenas para os trabalhadores de saúde, as pessoas imunossuprimidas e os idosos com mais de 60 anos, no intervalo de seis meses entre a D2 e a D3. Com a mudança, além do intervalo menor, mais pessoas serão beneficiadas com o imunizante.

“A antecipação da D3 nos dá uma garantia maior de proteção contra a doença. Com isso, é possível reduzir o risco de agravamento e óbitos. Ainda que estejamos com os números em queda, é preciso evitar o surgimento de uma nova onda da doença”, explicou a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS), a dose de reforço, que está sendo aplicada no município, é com a vacina da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, poderão ser utilizadas as de vetor viral, como as Janssen/Johnson&Johnson e da AstraZeneca/Oxford.

O que levar no dia da vacinação?

Para receber a dose, além de ter completado o prazo e ter a idade superior a 55 anos, será necessário apresentar a cópia do CPF e a do comprovante de vacinação das doses anteriores.

A imunização está acontecendo em dois pontos da cidade: no Espaço Cultural Tancredo Neves e na Ação de Vacinação Noturna, que acontece na Via Parque, em frente ao INSS, de segunda a sexta, das 17h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Outra forma de receber o imunizante é por meio das ações porta a porta, que estão sendo realizadas nos bairros da cidade pela equipe de vacinadores itinerantes, com o apoio da unidade móvel de vacinação, o Vacimóvel.

 

Comentários