Economia

Como saber se vou receber o Auxílio Brasil? Saiba como consultar

Benefício começa a ser pago no dia 17 de novembro

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 10/11/2021 às 11:54 | Atualizado em 10/11/2021 às 11:57
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Arquivo/Agência Brasil
Empréstimo Auxílio Brasil já foi liberado? Veja as últimas notícias do empréstimo consignado do Auxílio Brasil - FOTO: Arquivo/Agência Brasil

O Auxílio Brasil começa a ser pago na próxima quarta-feira (17 de novembro). O benefício deve ser pago às famílias que recebiam o Bolsa Família. Muitas pessoas estão em dúvida se vão poder receber o auxílio e podem consultar se fazem parte das regras para participar do novo programa e realizar o cadastro no CadÚnico.

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As pessoas que recebiam o Bolsa Família foram automaticamente migradas para o Auxílio Brasil. O pagamento começa no dia 17 deste mês para quem faze parte desse grupo.

Quem pode receber o Auxílio Brasil

Famílias em extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 100 por pessoa. Famílias em situação de pobreza, com renda entre R$ 100,01 e R$ 200 por pessoa. Para os beneficiários da segunda categoria, poderão receber o benefício as famílias com gestantes ou filhos com até 21 anos incompletos.

A família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);

Como saber se estou cadastrado no Cadastro Único?

Para conferir se você já tem o CadÚnico, você pode acessar o site, utilizar o aplicativo Meu CadÚnico, agendar um horário para o atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município ou ligar para o telefone 0800 707 2003 (selecione a opção 5). É importante estar com os documentos pessoais do responsável pela família no momento da consulta.

Como fazer cadastro e atualizar informações do CadÚnico:

Quem pode fazer inscrição?

Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 550 em 2021) por pessoa;
Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
Família com renda maior que três salários mínimos (desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo);
Pessoas que moram sozinhas e pessoas que vivem em situação de rua (sozinhas ou com a família).

Como se cadastrar?

Procure um Cras ou posto do Cadastro Único. A família deve verificar onde é feito o Cadastro Único na cidade onde mora. Geralmente, as prefeituras normalmente fazem cadastramento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Também é possível se cadastrar em um posto de atendimento do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família. Informações sobre onde o cadastramento é feito podem ser obtidas no Cras.

Organize a documentação

O cadastramento deverá ser realizado por uma pessoa maior de 16 anos, deve apresentar CPF ou Título de Eleitor. É preciso que ela leve seu CPF ou Título de Eleitor e também apresentar pelo menos um documento para cada pessoa da família que irá cadastrar, como:

Certidão de Nascimento;
Certidão de Casamento;
CPF;
Carteira de Identidade;
Carteira de Trabalho;
Título de Eleitor;
Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani) (se a pessoa for indígena).

Entrevista de cadastramento

O Responsável Familiar deve realizar a entrevista do CadÚnico. Um funcionário da prefeitura fará perguntas sobre a família, como quem faz parte dela, características do domicílio, despesas, grau de escolaridade dos integrantes, remuneração de todos, entre outros.

Confirmação do cadastramento

Após inserir, pela primeira vez, os dados da família no Sistema de Cadastro Único, o próprio sistema fará checagens para verificar se as pessoas já têm um Número de Identificação Social (NIS). Caso não tenham, será atribuído um NIS a elas. Só poderão participar de programas sociais quem tiver o NIS atribuído.

Para manter o cadastro atualizado, é necessário que o responsável pela família procure o Cras e atualize as informações quando algo mudar na família, como mudança de trabalho, nascimento de um filho, entre outros.

*Com informações da Rádio Jornal, UOL e R7.

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