Pandemia

Pernambuco amplia público em estádios e libera cruzeiros; confira novas medidas de flexibilização

Medidas começam a valer na próxima segunda-feira (15)

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 11/11/2021 às 18:40
Notícia
ARNALDO CARVALHO/ACERVOJC IMAGEM
Vista aérea da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE. - FOTO: ARNALDO CARVALHO/ACERVOJC IMAGEM

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (11), mais medidas de flexibilização no Plano de Convivência com a Covid-19. Elas começam a valer a partir da próxima segunda-feira (15) e incluem o fim do distanciamento entre bancas escolares, fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura nas entradas dos estabelecimentos e também a liberação para cruzeiros.

..

As flexibilizações consideram o avanço da vacinação contra Covid-19 em Pernambuco, com mais de 66% da população pernambucana com o esquema vacinal completo.

Foi anunciada a liberação para a temporada de cruzeiros 2021/2022 no Recife e no Arquipélago de Fernando de Noronha e o fim da obrigatoriedade da aferição de temperatura nas entradas dos estabelecimentos.

Além disso, também foi liberada a ampliação de torcida nos estádios de futebol para até 50% da capacidade do local. O controle vacinal para a entrada nos estádios continua obrigatório, de acordo com o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

"A partir de 300 pessoas, o público deve estar 90% vacinado com duas doses ou vacina de dose única e 10% com 1ª dose e teste rápido de antígeno negativo realizado 24 horas, no período que antecede o evento, ou teste RT-PCR negativo realizado até 48 horas antes do evento", explicou.

Escolas

As salas de aula poderão voltar ao padrão usual e o rodízio de estudantes não será mais necessário, já que não haverá exigência de distanciamento mínimo de um metro entre as carteiras escolares.

“O uso de máscaras e a higienização das mãos seguem sendo de extrema importância. Além disso, no caso do estudante ou profissional da área apresentar qualquer sintoma, ele deve se manter isolado por 10 dias”, disse o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros.

De acordo com ele, o ensino híbrido continuará sendo disponibilizado por meio do Educa PE, com transmitido ao vivo e no YouTube para revisão dos estudantes. “Além disso, manteremos o programa ‘Conecta aí’, para patrocinar dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que todos possam acessar gratuitamente o material na plataforma, no ambiente virtual de aprendizagem e no Google Classroom”, finaliza.

Comentários