Saúde

Ministério da Saúde amplia dose de reforço da vacina contra covid para maiores de 18 anos

Adultos deverão tomar dose de reforço cinco meses após tomar segunda dose

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 16/11/2021 às 15:31
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vacina contra a covid-19 - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (16), o Ministério da Saúde anunciou a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 para todos os brasileiros com 18 anos ou mais. Segundo o Ministério, as pessoas na faixa etária indicada deverão tomar a dose de reforço cinco meses após tomar a segunda dose da vacina.

..

Antes, o intervalo era de seis meses após completar o esquema vacinal.

“Graças às informações que temos dos estudos científicos, decidimos ampliar a dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses. Temos doses de vacinas suficientes para garantir que essas vacinas cheguem tempestivamente a todas as unidades básicas de saúde do Brasil “, explicou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Segunda dose da vacina da Janssen

O Ministério da Saúde também anunciou que a vacina da Janssen, que antes era considerada de dose única, agora terá segunda dose. As pessoas poderão tomar a segunda dose após dois meses da primeira aplicação do imunizante. A dose de reforço, que deve ser preferencialmente com vacina da Pfizer, deve ser tomada cinco meses depois.

"No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante”, disse Queiroga.

Comentários