Nesta terça-feira (16), o Ministério da Saúde anunciou a aplicação da dose de reforço da vacina contra covid-19 para todos os brasileiros com 18 anos ou mais. Segundo o Ministério, as pessoas na faixa etária indicada deverão tomar a dose de reforço cinco meses após tomar a segunda dose da vacina.
..
Antes, o intervalo era de seis meses após completar o esquema vacinal.
“Graças às informações que temos dos estudos científicos, decidimos ampliar a dose de reforço para todos aqueles acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses. Temos doses de vacinas suficientes para garantir que essas vacinas cheguem tempestivamente a todas as unidades básicas de saúde do Brasil “, explicou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Segunda dose da vacina da Janssen
O Ministério da Saúde também anunciou que a vacina da Janssen, que antes era considerada de dose única, agora terá segunda dose. As pessoas poderão tomar a segunda dose após dois meses da primeira aplicação do imunizante. A dose de reforço, que deve ser preferencialmente com vacina da Pfizer, deve ser tomada cinco meses depois.
"No início, a recomendação era que essa vacina fosse de dose única. Hoje, nós sabemos que é necessária essa proteção adicional. Então, esses que tomaram a vacina da Janssen vão tomar a segunda dose do mesmo imunizante”, disse Queiroga.
Comentários