Carnaval

'Terceira dose não tem nada a ver com o Carnaval', afirma médico da Sociedade Brasileira de Imunizações

A realização ou não da folia ainda está em debate em Pernambuco

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 19/11/2021 às 8:46 | Atualizado em 19/11/2021 às 9:16
Notícia
Foto: Heudes Regis/Arquivo/SEI
O médico e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca, e o secretário de Saúde, André Longo, em coletiva nesta quinta-feira(18) - FOTO: Foto: Heudes Regis/Arquivo/SEI

Diante do ritmo da vacinação contra a Covid-19 e a ampliação da dose de reforço recentemente divulgada, os pernambucanos tem demonstrado empolgação para a realização do carnaval no próximo ano. Mas durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (18), o médico e representante da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca, deixou claro que a terceira dose da vacina não tem relação com a realização do Carnaval em 2022.

"A terceira dose não tem nada a ver com o Carnaval. Foi uma necessidade que se observou que após cinco meses do término do esquema de duas doses há uma redução da proteção e a gente precisa expandir essa proteção com a terceira dose", frisou o médico.

..

O especialista reforçou ainda que não só a vacina é importante no combate à doença. "Precisamos do esforço e da compreensão de cada um para continuar com as medidas não-farmacológicas, como o uso de máscara. Isso permitirá que Pernambuco continue bem e mais tranquilo. Isso é muito mais importante do que ter ou não ter carnaval, que é a gente garantir que em 2022 teremos emprego, trabalho e normalidade”, completou.

Sem definição

O Governo de Pernambuco ainda não bateu o martelo sobre o Carnaval 2022. Apesar do avanço da vacinação, o vírus continua em circulação em todo o território brasileiro.

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, a realização ou não da folia está em debate no comitê. "Estamos discutindo cenários para esses eventos, mas é certo que neste momento ainda é cedo para tomarmos decisões acerca desses eventos, especialmente do carnaval, que se realiza de forma concomitante, neste ano [2022], no final de fevereiro, com nosso período de maior sazonalidade de ocorrência de doenças respiratórias", comentou.

 

Comentários