Alerta

Diretora da OMS faz alerta sobre carnaval no Brasil e diz que mundo vive começo da 4ª onda de Covid

Mariângela Simão falou sobre o aumento de casos em alguns países da Europa entre a população não-vacinada

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 24/11/2021 às 11:24
Notícia
 Foto: Reprodução/OMS
Mariângela Simão, diretora adjunta para acesso a medicamentos da Organização Mundial de Saúde - FOTO: Foto: Reprodução/OMS

Durante a abertura no Congresso Brasileiro de Epidemiologia, na segunda-feira (22), a diretora-geral assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Acesso a Medicamentos, Mariângela Simão, afirmou que o Brasil não pode relaxar no controle da Covid-19 neste momento. Segundo ela, apesar dos dados atualmente positivos, o mundo está entrando em uma quarta onda de casos da doença.

..

A mobilização os estados e municípios em torno do carnaval é um dos pontos de preocupação apontados pela diretora.

"Me preocupa bastante quando vejo no Brasil que tem discussão sobre a abertura do carnaval. Isso é realmente uma condição extremamente propícia para aumento da transmissão comunitária. Precisamos planejar já as ações para 2022", disse Mariângela.

Enquanto analisava quais devem ser as estratégias globais no atual momento da pandemia, a diretora da OMS citou o carnaval no Brasil, e ressaltou, entre outros pontos, que o momento exige políticas públicas baseadas em evidências científicas.

Mariângela alertou que é preciso apoiar "reaberturas seguras", com gerenciamento de risco adaptado a cada contexto local. A diretora falou ainda sobre sua preocupação com a folia nas cidades brasileiras.

Durante sua palestra no Congresso Brasileiro de Epidemiologia, Mariângela Simão afirmou que é visível a "ressurgência de casos de Covid-19 na Europa".

 

Comentários