saúde

Casos de lesões de pele que causam coceiras são identificados em Garanhuns, no Agreste

Outros casos semelhantes têm sido registrados na Região Metropolitana do Recife nos últimos dias

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 25/11/2021 às 11:24
Notícia
FREEPIK/IMAGEM ILUSTRATIVA
Os sinais e sintomas mais comuns são lesões na pele e coceira - FOTO: FREEPIK/IMAGEM ILUSTRATIVA

Moradores de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, têm se queixado a respeito de lesões que provocam coceiras na pele. Casos semelhantes estão sendo registrados há dias na Região Metropolitana do Recife e já chegam a mais de 130 confirmações. A doença de causa desconhecida é caracterizada por lesões cutâneas que provocam irritação e coceira na pele, podendo provocar até ferimentos.

Recife registra novos casos de lesões que provocam coceira na pele; veja o que se sabe

..

Ao menos oito pessoas procuraram a sede da Rádio Jornal Garanhuns para relatar sintomas. Uma das pessoas foi a empresária Isabel Lopes, que afirmou ter sofrido com a coceira provocada pelas lesões. "O corpo todo chagado. Coça, queima e eu sentia como se tivesse febre, molhava meu corpo todo", disse.

Número de casos de lesões misteriosas que causam coceira na pele cresce para 105 no Recife

Na próxima sexta-feira (26), especialistas vão visitar o Recife para tentar investigar os casos e identificar o que provoca os sintomas.

O que fazer se apresentar sintomas?

Médicos dermatologistas recomendam que, as pessoas que apresentarem sintomas, devem buscar uma unidade de saúde para receber atendimento e aliviar esses sintomas, que geralmente causam incômodos.

"O que podemos fazer, por enquanto, é controlar os sintomas. É importante evitar o uso inadequado de pomadas, assim como os banhos de ervas e plantas que dizem ter o potencial de eliminar as lesões. E coçar o local só piora. A coceira tende a machucar a pele, arranhar, arder e abrir espaço para micro-organismos entrarem na pele", orienta a dermatologista Cláudia Ferraz, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/Regional Pernambuco (SBD/PE).

Comentários